domingo, 28 de novembro de 2010

FARMÁCIA HOSPITALAR - O HOSPITAL

 FARMÁCIA HOSPITALAR - O HOSPITAL 


ESTRUTURA E ORGANIZACIONAL HOSPITALAR

As atividade desenvolvidas em Farmácia Hospitalar estão inseridas no contexto maior representado pelo hospital que deve, portanto ser  dissecado em termos de estrutura, organização e funcionalidade para um melhor desenvolvimento das atividades inerentes a Farmácia Hospitalar. De acordo com Manual Brasileiro de Acreditação Série A. Normas e Manuais Técnicos; n. 117 3.ª Edição Revista e Atualizada Brasília – DF 2002. 1998. Ministério da Saúde, um hospital poderia ser estruturado da seguinte forma:

AS SEÇÕES E SEUS FUNDAMENTOS

LIDERANÇA E ADMINISTRAÇÃO

Esta seção apresenta as subseções relacionadas ao sistema de governo da organização. Nela estão presentes subseções ligados aos aspectos de liderança, diretrizes administrativas, planejamento institucional e relacionamento com o cliente.

SERVIÇOS PROFISSIONAIS E ORGANIZAÇÃO DE ASSISTÊNCIA

Esta seção dedica-se à organização dos serviços profissionais que prestam assistência direta ao cliente/paciente e perpassam todos os serviços de atenção aos clientes: de apoio ao diagnóstico, de apoio técnico, de apoio administrativo e de ensino e pesquisa, configurando assim, o modelo e a filosofia assistencial e institucional.A

SERVIÇOS DE ATENÇÃO AO PACIENTE/CLIENTE

Esta seção agrupa as unidades e serviços tipicamente “assistenciais”, ou seja, todos aqueles em que existe o contato direto com o usuário, um processo ou serviço médico assistencial desenvolvido, uma equipe médica e multiprofissional envolvida, um conjunto de insumos tecnológicos específicos e um(ns) espaço(s) institucional(is) especificamente reservado(s).

SERVIÇOS DE APOIO AO DIAGNÓSTICO

Esta seção reúne os serviços voltados para o apoio ao diagnóstico.

SERVIÇOS DE APOIO TÉCNICO E ABASTECIMENTO

Esta seção visa a agrupar todos aqueles serviços que envolvem uma ação técnica especializada, mas que também se caracterizam por envolver processos de abastecimento, fornecimento, estocagem, produção e/ou serviços técnicos especializados de apoio a ação assistencial e as equipes profissionais que realizam a terapêutica.

SERVIÇOS DE APOIO ADMINISTRATIVO E INFRA-ESTRUTURA

Nesta seção encontra-se os serviços que se relacionam aos processos de apoio e ação técnico-profissional, a infra-estrutura físico-funcional e ao apoio aos processos da organização (planejamento predial, financeiro, segurança geral, etc.).

ENSINO E PESQUISA

Esta seção objetiva integrar todos os componentes que se relacionem às funções educativas e de investigação da organização, de tal forma que permita realizar um diagnóstico da estrutura disponibilizada para o treinamento funcional, para a educação permanente, para o processo de formação de recursos humanos e para a geração de novos conhecimentos.

SEÇÕES E SUBSEÇÕES

LIDERANÇAS E ADMINISTRAÇÃO

A presente seção tem por finalidade apresentar as subseções relacionadas aosistema de governo da Organização, aos aspectos de liderança, diretrizes administrativas, planejamento institucional e relacionamento com o cliente.  Subseções atuais: Direção, Administração e Garantia da Qualidade.

DIREÇÃO
Administração de profissionais que desenvolvem as políticas da Instituição e coordenam a sua execução.

ADMINISTRAÇÃO

Área ou unidade que responde pelo gerenciamento dos recursos financeiros, materiais e humanos da Instituição.

GARANTIA DA QUALIDADE

Corresponde às atividades destinadas a avaliar e garantir a qualidade dos serviços oferecidos internamente e externamente.

SERVIÇOS PROFISSIONAIS E ORGANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA

Esta seção é dedicada a apresentação das subseções relacionadas à organização de serviços profissionais que prestam assistência direta ao cliente/paciente e perpassam todos os serviços de atenção aos clientes: de apoio ao diagnóstico, de apoio técnico, de apoio administrativo, e de ensino e pesquisa, configurando assim, o modelo e a filosofia assistencial e institucional.

SUBSEÇÕES ATUAIS: CORPO CLÍNICO E ENFERMAGEM

CORPO CLÍNICO

Equipe médica responsável pela internação do paciente e pela assistência contínua nas 24 horas, até a sua alta.

ENFERMAGEM

O serviço de Enfermagem compreende: previsão, organização e administração de recursos para prestação de cuidados aos pacientes, de modo sistematizado, respeitando os preceitos éticos e legais da profissão.

SERVIÇO DE ATENÇÃO AO PACIENTE/CLIENTE

A Seção denominada de Serviços de Atenção ao Paciente/Cliente, tem por finalidade agrupar todas as unidades e serviços tipicamente assistenciais, com características de contato direto com o usuário, processo ou serviço médico assistencial desenvolvido, equipe multiprofissional e interdisciplinar envolvida, conjunto de insumos e espaço(s) institucional específico(s) a seus respectivos processos.

SUBSEÇÕES ATUAIS:

Internação; Referência e Contra-Referência; Atendimento Ambulatorial; Emergência; Centro Cirúrgico; Anestesiologia; Obstetrícia; Neonatologia; Tratamento Intensivo; Hemoterapia; Reabilitação; Medicina Nuclear; e Radioterapia.

INTERNAÇÃO

Prestação de atendimento a pacientes que necessitam de assistência direta programada ou não, por período superior a 24 horas.

REFERÊNCIA E CONTRA-REFERÊNCIA

Processo de articulação com outras Instituições de Saúde para o encaminhamento, transferência e recepção (contra-referência) de clientes/pacientes.

ATENDIMENTO AMBULATORIAL

Prestação de atendimento eletivo e de assistência a clientes/pacientes externos, programado e continuado.

EMERGÊNCIA

Prestação de atendimento imediato a clientes/pacientes externos em situação de sofrimento, sem risco de perda da vida (urgência) ou com risco de perda da vida (emergência), durante 24 horas.

CENTRO CIRÚRGICO
Unidade destinada ao desenvolvimento de atividades cirúrgicas, bem como a recuperação pós-anestésica e recuperação pós-operatória imediata.

ANESTESIOLOGIA

Serviço que atua junto ao centro cirúrgico, unidades de obstetrícia, serviços de apoio ao diagnóstico e tratamento especializado.

OBSTETRÍCIA
Serviço destinado ao controle do trabalho de parto, parto, primeiros cuidados com os recém-nascidos, e puerpério.

NEONATOLOGIA
Serviço destinado à atenção aos recém-nascidos normais e patológicos, assim como às unidades de terapia intensiva neonatal para recém-nascidos de médio e alto risco.

TRATAMENTO INTENSIVO

É o conjunto de elementos destinados ao atendimento de clientes/pacientes com risco iminente de morte, com possibilidade de recuperação, que requerem serviços de assistência médica e de enfermagem nas 24 horas.

HEMOTERAPIA

Serviço onde se realizam atividades que envolvem práticas relacionadas a transfusão de sangue e hemocomponentes.

REABILITAÇÃO

O serviço de Reabilitação é responsável pela assistência em fisiatria, fisioterapia, terapia ocupacional e outras ações para a reintegração do cliente/paciente à comunidade, com o objetivo de torná-lo apto a executar atividades básicas para sua subsistência.

MEDICINA NUCLEAR

Corresponde ao serviço que desenvolve suas ações de diagnóstico in vivo e terapias utilizando recursos tecnológicos baseados em radioisótopos.

RADIOTERAPIA

Unidade destinada ao emprego de raios X e radiações ionizantes com fins terapêuticos.
Desenvolve ações terapêuticas através de: teleterapia, braquiterapia, contatoterapia.

SERVIÇOS DE APOIO AO DIAGNÓSTICO

Esta seção, tem por finalidade, agrupar todos os serviços voltados para o apoio ao diagnóstico.
Subseções atuais: Laboratório Clínico, Diagnóstico por Imagem, Métodos Gráficos e Anatomia Patológica.

LABORATÓRIO CLÍNICO

Serviço responsável pela coleta, processamento e resultados de exames complementares, de acordo com o grau de complexidade da Instituição, para fins de diagnóstico e tratamento.

DIAGNÓSTICO POR IMAGEM
Neste serviço estão incluídos os seguintes procedimentos: radiodiagnóstico, angiografias (inclusive por subtração digital de imagens), mamografia, tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética e ultra-sonografia.

MÉTODOS GRÁFICOS

Serviço responsável pela elaboração de exames complementares, de acordo com o grau de complexidade da Instituição, no qual estão incluídos os seguintes procedimentos: eletrocardiograma, eletrocardiograma de esforço, eletroencefalograma e ecocardiograma.

ANATOMIA PATOLÓGICA
Serviço para confirmação de diagnósticos pré, pós-cirúrgicos e ambulatoriais de peças de biópsias e de diagnósticos de necrópsias, através de exames histológicos.

SERVIÇOS DE APOIO TÉCNICO E ABASTECIMENTO

A presente seção denominada Serviços de Apoio Técnico e Abastecimento, visa a agrupar todos aqueles serviços que envolvem uma ação técnica especializada mas que também se caracterizam por envolver processos de abastecimento, fornecimento, estocagem,produção e/ou serviços técnicos especializados de apoio e ação assistencial e as equipes profissionais que realizam a terapêutica.
Subseções atuais: Arquivo Médico, Controle de Infecções, Estatísticas, Farmácia, Nutrição e Dietética, Central de Processamento de Roupas – Lavanderia, Central de Processamento de Materiais e Esterilização, Higiene, Segurança e Saúde Ocupacional, e Serviço Social.

ARQUIVO MÉDICO

Local exclusivo para guarda, arquivamento e manutenção do prontuário clínico do cliente/paciente.

CONTROLE DE INFECÇÕES

Ação que visa à prevenção e Controle das Infecções Hospitalares de seus clientes (internos e externos).

ESTATÍSTICAS
Registro estatístico, levantamento de indicadores de qualidade e produtividade e sua utilização.

FARMÁCIA

Farmácia é a unidade de apoio de assistência técnico-administrativa, dirigida por profissional habilitado, integrada funcional e hierarquicamente às atividades da Organização.

NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

Corresponde a oferta de alimentos nutricionalmente balanceados e dietas adequadas às necessidades específicas do cliente/paciente, bem como educação nutricional.

CENTRAL DE PROCESSAMENTO DE ROUPAS - LAVANDERIA

A Lavanderia é responsável pela provisão de roupas limpas a todos os setores da Organização.

PROCESSAMENTO DE MATERIAIS E ESTERILIZAÇÃO

É o setor, unidade ou serviço destinado à limpeza, desinfecção, esterilização, armazenamento, guarda e distribuição dos materiais desinfetados e esterilizados.

HIGIENE

Remoção de sujeiras, detritos indesejáveis e microorganismos presentes no ambiente organizacional, mediante a utilização de processo mecânico e químico.

SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL
Atividades destinadas a prevenir acidentes de trabalho e promover a saúde ocupacional.

SERVIÇO SOCIAL

Atendimento prestado ao paciente e aos seus familiares quanto às questões socioeconômicas, e reintegração social.

SERVIÇOS DE APOIO ADMINISTRATIVO E INFRA-ESTRUTURA

Nesta seção, estão agrupados os serviços de Apoio Administrativo e Infra-estrutura institucional.
Subseções atuais: Documentação da Planta Física; Estrutura Física; Estrutura Físico-Funcional; Sistema Elétrico; Manutenção Geral, Controle de Resíduos e Potabilidade da Água; e Segurança Geral.

DOCUMENTAÇÃO DA PLANTA FÍSICA

Documentação e registro referentes à estrutura física da Organização, aprovada pelos órgãos competentes.

ESTRUTURA FÍSICO-FUNCIONAL

Consistem nas vias de acesso à Instituição, circulação interna e externa, sinalização e fluxos.

SISTEMA ELÉTRICO

Sistema de segurança e manutenção de rede elétrica e suprimento alternativo de energia e iluminação.

MANUTENÇÃO GERAL, CONTROLE DE RESÍDUOS E POTABILIDADE DA ÁGUA
Serviços de manutenção de toda a infra-estrutura física, de equipamentos da Instituição e controle de qualidade da água e do sistema de gerenciamento de resíduos. 

SEGURANÇA GERAL

Serviço existente para garantir a integridade dos clientes internos e externos, através de infra-estrutura adequada, e procedimentos de prevenção de acidentes, sinistros, violência e riscos para a clientela e circundantes.

ENSINO E PESQUISA
Esta seção tem por finalidade integrar todos os componentes que se relacionem às funções educativas e de pesquisa da Instituição, de tal forma que permita realizar um diagnóstico da estrutura disponibilizada para o treinamento funcional, para a educação permanente, para o processo de formação de recursos humanos e para a geração de novos conhecimentos.
Subseção atual: Biblioteca/Informação Científica

BIBLIOTECA/INFORMAÇÃO CIENTÍFICA
Organização, controle de informações científicas atualizadas, disponíveis e acessíveis.

Fonte : Manual Brasileiro de Acreditação HospitalarL

FARMÁCIA HOSPITALAR -EXEMPLO DE PADRONIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS

FARMÁCIA HOSPITALAR -EXEMPLO DE PADRONIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS



Considerando que o processo de seleção e padronização de medicamentos é extremamente complexo e que sempre sou solicitado a dar exemplo sobre a montagem de uma padronização de medicamentos resolvemos exemplificar com a formatação abaixo que segue a metodologia utilizada pela OMS e pela Relação Nacional de Medicamentos Essenciais  ( RENAME).

É importante salientar que o exemplo abaixo não está atualizado e se refere a um hospital fictício só servindo como exemplo para indicar uma das muitas formas possíveis  de delinear uma padronização

HOSPITAL DAS ORGANIZAÇÔES TABAJARA

Proposta de Padronização de Medicamentos

Medicamentos por Grupo Farmacológicos

Grupos Terapêuticos
1 – Anestésicos

1.1. Anestésicos Gerais

1.1.1. Anestésicos Gerais de Inalação

Halotano Líq Inalação
Isoflurano. Inalação
Enflurano Liq. Inalação
Sevoflurano Liq. Inalação

1.1.2. Anestésicos Gerais Intravenosos

Alfetanil Sol, Inj. 0,5 mg/mL
Cetamina Sol. Inj. 50 mg/mL
Etomidato Sol. Inj. 1mg /mL
Fentanila,Citrato Sol. Inj.c/0,05 mg/mL amp 2 ml
Fentanila,Citrato Sol. Inj.c/0,05 mg/mL amp 10 ml
Propofol Sol. Inj. 10 mg/mL
Tiopental Sódico Pó P/ Inj. 1 Gr

1.2. Fármacos Adjuvantes de Anestésicos Gerais

Atropina, Sulfato Sol. Inj. 0,25 mg/mL
Diazepam Comp. 5 mg , Sulcado
Diazepam Sol. Inj. 5 mg/mLj
Epinefrina Sol. Inj. 1 mg/mL
Fentanila Sol. Inj c/.0,05 mg/mL amp 2 mL
Fentanila Sol. Inj c/.0,05 mg/mL amp 10 mL
Flumazenil Sol. Inj. 0,5 mg/mL
Hidrato De Cloral Xarope 40 mg/mL
Midazolam Sol. Inj 5 mg/mL
Midazolam Sol. Inj 5 mg/mL
Midazolam 15 mg comp
Morfina, Sulfatosol. Inj. 10 mg/mL
Naloxona Sol. Inj. 0,4 mg/mL

1.3. Anestésicos Locais

Bupivacaína 0,25% Sol. Inj. 2,5 mg/mL
Bupivacaína 0,5% Sol. Inj. 5 mg/mL



1.3. Anestésicos Locais

Bupivacaína 0,5% Hiperbárica Sol. Inj 5 mg/ mL
Bupivacaína 0,5% Isobárica Sol. Inj. 5mg/mL
Lidocaína, Cloridrato 10% Spray - 100 mg/mL
Lidocaína, Cloridrato 1% Sol. Inj. 10 mg/mL
Lidocaína, Cloridrato 2% Geléia 20 mg/G
Lidocaína, Cloridrato 2% Sol. Inj. 20 mg/mL
Lidocaína, Cloridrato 1% Epinefrina Sol. Inj. 10 mg/mL 1:200.000
Lidocaína, Cloridrato 2% + Epinefrina Sol. Inj. 20 mg/mL 1:200.000
Lidocaína, Cloridrato 5% Hiperbárica Sol. Inj. 50 mg/mL

1.4. Bloqueadores Musculares Periféricos e Anticolinesterásicos

Alcurônio Sol. Inj. 5 mg/mL
Atracurio  Sol. Inj 10 mg/mL
Neostigmina Sol. Inj. 500 mg/mL,
Pancurônio Sol. Inj 4 mg/mL
Piridostigmina Comp. 60 mg
Suxametônio Sol. Inj. 50 mg/mL
Vecurônio Pó P/ Inj. 10 mg, Frs

2 – Analgésicos e Medicamentos Antienxaqueca

2.1. Analgésicos Não Opióides

Acido Acetilsalicílico Comp. 500 mg,
Ácido Acetil Salicílico Comp. 100 mg
Dipirona Sódica Sol. Inj. 500 mg/mL
Dipirona Sódica 500 mg Comp.
Dipirona Sódica Sol.Oral 50 mg/mL
Paracetamol Comp. 500 mg,
Paracetamol Sol. Oral Gotas 100mg/mL

2.2. Analgésicos Opióides eAntagonistas

Codeína Comp. 30 mg Sulcado
Fentanila Sol. Inj. 0,05 mg/mL amp 2 ml
Fentanila Sol. Inj. 0,05 mg/mL amp 10 mL
Morfina Comp. 10 mg
Morfina Comp. 30 mg
Morfina Sol. Oral 2 mg/ mL
Morfina, Sulfato Sol. Inj. 10 mg/mL
Naloxona Sol. Inj. 0,4 mg/ mL
Petidina Sol. Inj. 50 mg/ mL 
Tramadol Sol. Inj. 50 mg/mL  amp de 1 mL
Tramadol Sol. Inj. 50 mg/mL amp de 2 mL
Tramadol 50 mg comp

2.3 Medicamentos Antienxaqueca

Acido Acetilsalicílico Comp. 500 mg
Ergotamina Comp. 1 mg
Paracetamol Comp. 500 mg
Propranolol Comp. 40 mg

3 – Antiinflamatórios e Antigotosos

3.1. Antiinflamatórios não Esteróides

Ácido Acetilsalicílico Comp. 500 mg
Escinato de Sódio Pó P/Sol. Inj 5mg
Cetoprofeno Sol. Inj. 20 mg/mL
Cetoprofeno Sup. 100 mg
Diclofenaco Sódico Sol Inj 15 mg/mL
Diclofenaco Sódico Comp 75 mg
Diclofenaco Potássico Comp. 50 mg
Ibuprofeno Comp. 300 mg
Tenoxican  Fr/Amp 40 mg

3.2. Antiinflamatórios Esteróides

Dexametasona Comp. 0,5 mg
Dexametasona Sol. Inj. 4 mg/ mL
Dexametasona Sol. Oral 0,1 mg/mL
Fluorocortisona Comp. 0,1 mg
Hidrocortisona Pó P/ Sol. Inj. 100 mg
Hidrocortisona Pó P/ Sol. Inj. 500 mg
Metilprednisolona Pó P/ Sol. Inj. 500 mg
Prednisona Comp. 20 mg
Prednisona Comp. 5 mg

3.3. Antigotosos

Alopurinol Comp. 100 mg
Colchicina Comp. 0,5 mg
Probenecida Comp. 500 mg

4 – Antialérgicos e Medicamentos Usados Em Anafilaxia

Dexclorfeniramina Comp. 2 mg
Dexclorfeniramina Sol. Oral 0,4 mg/mL
Epinefrina Sol. Inj. 1 mg/mL
Prometazina Comp. 25 mg
Prometazina Sol. Inj. 25 mg/mL

5 – Antiinfecciosos

5.1 Antibacterianos

5.1.1. Penicilinas

Amoxicilina Cáps. 500 mg
Amoxicilina Susp oral de 250 mg
Amoxicilina, Clavulanato Pó P/ Susp. Oral 250 mg/5 mL
Amoxilina, Clavulanato Pó P/Sol.Inj. 1gr 
Ampicilina Sódica Pó P/ Susp. Inj. 1gr
Amoxilina Sódica Pó P/ Susp. Inj. 500 mg
Ampicilina Sódica/Sulbactam Sódico Pó P/Sol. Inj. 1.5 G
Benzilpenicilina Cristalina Pó P/ Sol. Inj. 1.000.000 UI
Benzilpenicilina Cristalina Pó P/ Sol. Inj. 5.000.000 UI
Benzilpenicilina Benzatina Pó P/ Susp. Inj. 600.000UI
Benzilpenicilina Benzatina Pó P/ Susp.Inj.1.200.000 UI
Benzilpenicilina Procaína + Benzilpenicilina Potássicapó P/Susp. Inj 300.000 + 100.000 UI
Fenoximetilpenicilina Comp. 500.000 UI
Fenoximetilpenicilina Pó P/ Susp. Oral 400.000 UI/5 mL
Oxacilina Pó P/ Sol. Inj. 500 mg

5.1.2.Cefalosporinas

Cefadroxil Comp 1g
Cefadroxil Susp Oral 250 mg/5mL
Cefalotina Sol. Inj1g
Cefalotina Sol.Inj 2g
Cefalexina Cáps. 500 mg
Cefalexina Susp. Oral 250 mg/5 mL
Cefazolina Pó P/ Sol. Inj. 1g 
Cefoxitina Pó/Sol. Inj 1g
Ceftazidima Pó P/ Sol. Inj. 1g
Ceftriaxona Pó P/ Sol. Inj. 1g
Ceftraxona Pó P/ Sol. Inj. 250mg

5.1.3. Carbapenens

Imipenem + Cilastatine 500 mg/ mL

5.1.4. Aminoglicosídios

Amicacina Sol. Inj. 250 mg/mL
Amicacina Sol. Inj. 50 mg/mL
Gentamicina Sol. Inj. 10 mg/mL
0Gentamicina Sol. Inj. 40 mg/mL

5.1.5. Sulfas e Anti-Sépticos Urinários

Ácido Nalidíxico Sulfato Sol. Inj. 500 mg/mL
Ácido Nalidíxico Sulfato Sol. Inj. 1g/ mL
Nitrofurantoína Comp. 100 mg
Nitrofurantoína Susp. Oral 5 mg/mL
Sulfadiazina Comp. 100 mg
Sulfadiazina Comp. 500 mg
Sulfametoxazol + Trimetroprima Comp. 400 mg + 80 mg
Sulfametoxazol + Trimetroprima Sol. Inj. 400 mg + 80 mg
Sulfametoxazol + Trimetroprima Susp. Oral 40 mg + 8 mg/mL
Sulfasalazina Comp. 500 mg

5.1.6. Outros Antibacterianos

Aztreonan Pó/Sol. Inj 1gr
Ciprofloxacino Comp. 250 mg
Clindamicina, Fosfato Cáps. 150 mg
Clindamicina, Fosfato Sol. Inj. 150 mg/mL
Cloranfenicol Comp.Revest./Cáps 250 mg
Cloranfenicol Pó P/ Sol. Inj. 500 mg
Cloranfenicol Susp. Oral 125 mg/5mL
Doxiciclina Drág. 100 mg
Eritromicina Comp./Cáps. 500 mg
Eritromicina Susp. Oral 125 mg/5 mL
Metronidazol Comp. 250 mg
Metronidazol Comp. 500 mg
Metronidazol Sol. Inj. 500 mg
Metronidazol, Benzoato Susp. Oral 200 mg/5 mL
Norfloxacina 400 mg Comp.
Vancomicina Pó P/ Sol. Inj. 500 mg

5.2. Antifúngicos Sistêmicos e Locais

Ácido Benzóico + Ácido Salicílico Pomada Ou Creme 6% + 3%
Anfotericina B Sol. Inj. 50 mg
Cetoconazol Comp. 200 mg
Flucitosina Comp. 500 mg
Fluconazol Cáps. 100 mg
Fluconazol Sol. Inj. 2 mg/mL
Griseofulvina Comp. 500 mg
Miconazol Creme 2%
Miconazol Creme Vaginal 2%
Miconazol Gel Oral 2%
Miconazol Loção 2%
Miconazol Pó 2%
Nistatina Creme Vaginal 25.000 UI/G
Nistatina Susp. Oral 100.000 UI/mL
Tiossulfato de Sódio Solução Tópica 400 mg/mL

5.3 Antiparasitários

5.3.1. Anti-Helmínticos

Albendazol Comp. Mastigável 400 mg
Dietilcarbamazina Comp. 50 mg
Mebendazol Comp. Mastigável 100 mg
Mebendazol Susp. Oral 100 mg/5 mL
Praziquantel Comp. 150mg

5.3.1. Anti-Helmínticos

Praziquantel Comp. 600 mg
Tiabendazol Comp. 500 mg
Tiabendazol Susp. Oral 250 mg/5 mL

5.3.2 Antiprotozoários

5.3.2.1.Antiamebianos, Antigiardíase E Tricomonicidas

Metronidazol Comp. 250 mg
Metronidazol Comp. 500 mg
Metronidazol, Benzoato Susp. Oral 200 mg/5 mL

5.5. Anti-Sépticos e Desinfetantes

Álcool A 70% Sol Alc. 70%P/V Ou 77% V/V
Álcool Iodado C/ O,5-1,0% de Iodo livre em Álcool
Cloreto de Metilrosanilínio Sol. Tópica 10 mg/mL
Clorexidina, Digliconato Sol. Bucal 2 mg/mL
Clorexidina Digliconato Sol degermante 40 mg/mL
Formaldeído Sol. Aq. 4%
Glutaral Sol. 20 mg/mL
Hipoclorito de Sódio Sol. 10 mg/mL Em Cloro
Iodopovidona Sol. Alcoólica 10 mg/mL Em Iodo
Iodopovidona Sol. Aquosa 10 mg/ mL Em Iodo
Iodopovidona Sol. Degermante. 10mg/mL Em Iodo
Permanganato De Potássio Comp. P/ Sol. Tópica100 mg
Peróxido de Hidrogênio Sol. Tópica 10 Vol

6 – Medicamentos Utilizados no Manejo das Neoplasias

6.1 Antineoplásicos

6.1.1. Alquilantes

Ciclofosfamida Sol. Inj. 200 mg
Clormetina Sol. Inj. 5 mg
Dacarbazina Sol. Inj. 200 mg
Procarbazina Cáps. 50 mg

6.1.2. Antimetabólitos

Citarabina Sol. Inj. 100 mg
Fluoruracila Creme 50 mg
Fluoruracila Sol. Inj. 25 mg/mL
Mercaptopurina Comp. 50 mg
Metotrexato Comp. 2,5 mg
Metotrexato Sol. Inj. 50 mg

6.1.3. Produtos Naturais

Etopósido Cáps. 100 mg
Vimblastina Sol. Inj. 10 mg
Vincristina Sol. Inj. 1 mg

6.1.4. Antibióticos

Bleomicina Pó P/ Sol. Inj. 15 UI
Dactinomicina Sol. Inj. 100 mg ®
Doxorrubicina Sol. Inj. 10 mg ®)
Doxorrubicina Sol. Inj. 50 mg ®

6.1.5. Outros

Asparaginase Sol.Inj 10.000 UI
Cisplatina Sol. Inj. 10 mg
Cisplatina Sol. Inj. 25 mg
Cisplatina Sol. Inj. 50 mg
Hidroxiuréia Comp 500 mg

6.2. Adjuvantes da Terapia Antineoplásica

Dexametasona Comp. 0,5 mg
Dexametasona Sol. Inj. 4 mg/ mL
Dexametasona Sol. Oral 0,1 mg/mL
Leuprorrelina Sol. Inj. 3,75 mg/mL
Medroxiprogesterona Sol. Inj. 500 mg/mL
Metilprednisolona Pó P/ Inj. 500 mg
Prednisona Comp. 20 mg
Prednisona Comp. 5 mg
Tamoxifeno Comp. 10 mg
Tamoxifeno Comp. 20 mg

7 – Imunomoduladores e Imunoterápicos

7.1. Imunomoduladores

Azatioprina Comp. 50 mg
Ciclofosfamida Sol. Inj. 200 mg
Ciclosporina Cáps. 100 mg
Ciclosporina Sol. Oral 100 mg/mL
Metilprednisolona Pó P/ Inj. 500 mg
Prednisona Comp. 20 mg
Prednisona Comp. 5 mg
Talidomida Comp. 100 mg

8 – Medicamentos E Antídotos Usados Em Intoxicações Exógenas

8.1. Não Específicos
Bicarbonato De Sódio Inj. 1 Meq/mL
Carvão Ativado Susp. Em Sorbitol 70% (1 G/3 mL)
Cloreto De Amônio Comp. Revest. 1 G
Furosemida Sol. Inj. 10 mg/mL
Ipeca Xarope 1,4 mg/mL (Alcalóides Como Emetina)

8.2. Específicos

Atropina, Sulfato Sol. Inj. 0,25 mg/mL Amp. 1mL
Cloreto De Metionínio (Azul De Metileno) Sol. Inj. 10 mg/mL
Deferoxamina Pó P/ Inj. 500 mg
Flumazenil Sol. Inj. 0,5 mg/mL
Folinato Cálcico Comp. 15 mg
Folinato Cálcico Sol. Inj. 3 mg/mL
Naloxona Sol. Inj. 0,4 mg/mL
Nitrito De Sódio Sol. Inj. 30 mg/mL
Penicilamina Cáps. 250 mg
Pralidoxima Sol. Inj. 50 mg/mL
Tiossulfato De Sódio Sol. Inj. 250 mg/mL

9 – Nutrientes

9.1. Nutrição e Reposição Hidreletrolítica Oral

Cloreto De Potássio Comp. 600 mg
Cloreto De Potássio Xarope 60 mg/mL
Sais Para Reidratação Pó P/ Sol. Oral Envel .

9.2. Nutrição e Reposição Hidreletrolítica Parenteral

Água Para Injeção Amp. 10 mL
Água Para Injeção Amp. 5 mL
Água Para Injeção Frs. 500 mL
Aminoácidos 10% Sol. Inj. 100 mg/mL
Aminoácidos 10% Para Uso Pediátrico Sol. Inj. 100 mg/mL
Bicarbonato De Sódio Sol. Inj. 1 Meq/mL
Cloreto De Potássio Sol. Inj. 10% (Ou 1,34 Meq/mL K)
Cloreto De Sódio Sol. Inj. 0,9% 1.000 mL
Cloreto De Sódio Sol. Inj. 0,9% 250 mL
Cloreto De Sódio Sol. Inj. 0,9% 500 mL
Cloreto De Sódio Sol. Inj. 20% (Ou 3,4 Meq/mL Na)
Cloreto De Sódio (Sol. Hipertônica)
Fosfato De Potássio Monobásico Sol. Inj. 1,1 Mmol/mL
Gliconato De Cálcio Sol. Inj. 100 mg/mL
Glicose Sol. Inj. 5% 500 mL
Glicose Sol. Inj. 5% 1.000 mL
Glicose Sol. Inj. 5% 250 mL
Glicose Sol. Inj. 50% (Sol. Hipertônica)
Lipídios 20% Emulsão Inj. 500 mg/mL  ®
Solução de Cloretos de Sódio, Potássio e Cálcio + Lactato de Sódio
Sol. de Ringer + Lactato de Sódio

9.3. Vitaminas e Minerais

Calcitriol Cps. 0,25 mg
Fluoreto De Sódio Sol. Bucal 2 mg/mL
Gliconato De Zinco Comp. 50 mg
Piridoxina Comp. 40 mg
Retinol, Palmitato Cáps.200.000 UI
Retinol, Palmitato Sol. Oleosa Oral 100.000 UI/ML (Frs. Dosador P/ Doses Múltiplas)
Retinol, Palmitato Sol. Inj. 100.000 UI/mL (Hidromiscível)
Tiamina Comp100 mg

10 – Medicamentos Que Atuam Sobre O Sistema Nervoso Central

10.1. Anticonvulsivantes

Ácido Valpróico Cáps. Gelatinosa 250 mg
Carbamazepina Comp. 200 mg
Carbamazepina Xarope 100mg/5 mL
Clonazepam Comp. 0,5 mg Sulcado
Clonazepam Comp. 2 mg Sulcado
Diazepam Sol. Inj. 5 mg/mL
Etossuximida Cáps. De 250 mg
Etossuximida Xarope 250 mg/5 mL
Fenitoína Comp. 100 mg
Fenitoína Sol. Inj. 50 mg/mL
Fenitoína Susp. Oral 25 mg/mL
Fenobarbital Comp. 100 mg
Fenobarbital Sol. Oral Gotas 40 mg/mL

10.1. Anticonvulsivantes

Sulfato de Magnésio Sol. Inj. 500mg/mL, Amp. 2 mL
Valproato de Sódio Xarope 50 mg/mL

10.2. Antiparkinsonianos

Biperideno, Cloridrato Comp. 2 mg
Biperideno, Lactato Sol. Inj. 5 mg/mL
Levodopa + Carbidopa Comp. 250 + 25 mg



10.3. Hipnóticos, Ansiolíticos e Medicamentos Para Tratamento de Transtornos Obsessivo-Compulsivos e de Pânico

Clomipramina Cáps. 10 mg
Clomipramina Cáps. 25 mg
Bromazepam 3 mg comp
Diazepam Comp. 10 mg
Diazepam Comp. 5 mg , Sulcado
Diazepam Sol. Inj. 5 mg/mL
Flurazepam 3 mg comp
Prometazina Comp. 25 mg

10.4. Antipsicóticos

Clorpromazina Comp. 100 mg
Clorpromazina Comp. 25 mg
Clorpromazina Sol. Inj. 5 mg/mL
Clorpromazina Sol. Oral 40 mg/mL
Flufenazina, Decanoato Ou Enantato Sol. Inj. 25 mg/mL
Haloperidol Comp. 1 mg
Haloperidol Comp. 5 mg
Haloperidol Sol. Inj. 5 mg/mL
Haloperidol Sol. Oral 2 mg/mL

10.5. Antidepressivos e Antimaníacos

Amitriptilina Comp. 25 mg
Carbonato de Lítio Comp. 300 mg
Clomipramina Cáps. 10 mg
Clomipramina Cáps. 25 mg

11 – Medicamentos que atuam sobre O Sistema Cardiovascular

11.1. Glicosídios Cardíacos

Digoxina Comp. 0,25 mg
Digoxina Sol. Inj. 0,25 mg/mL
Digoxina Sol. Oral 0,5 mg/mL

11.2. Antiarrítmicos

Propranolol Comp. 40 mg
Propranolol Comp. 80 mg
Quinidina Comp. 200 mg
Verapamil Comp. 40mg
Verapamil Comp. 80 mg
Verapamil Sol. Inj. 2,5 mg/mL

11.3. Antianginosos

Ácido Acetilsalicílico Comp. 100 mg
Heparina Sódica Sol. Inj. 5.000 UI/ML
Isossorbida, Dinitrato Comp. Sublingual 5 mg
Propranolol Comp. 40 mg
Propranolol Comp. 80 mg
Verapamil Comp. 40 mg
Verapamil Comp. 80 mg

11.4. Anti-Hipertensivos

11.4.1. Diuréticos

Espironolactona Comp. 25 mg
Hidroclorotiazida Comp. 25 mg

11.4.2. Bloqueadores Beta Adrenérgicos

Metoprolol Comp. 50 mg
Propranolol Comp. 40 mg
Propranolol Comp. 80 mg

11.4.3. Bloqueadores Alfa Adrenérgicos

Doxazosina Comp. 1 mg
Doxazosina Comp. 4 mg Sulcado

11.4.4. Bloqueadores Adrenérgicos Centrais

Metildopa Comp. Revest. 250 mg

11.4.5. Bloqueadores de Canais De Cálcio

Verapamil Comp. 40 mg
Verapamil Comp. 80 mg

11.4.6. Vasodilatadores Diretos

Hidralazina Comp. 25 mg
Hidralazina Sol. Inj. 20 mg/mL
Nitroprusseto De Sódio Pó P/ Infusão 50 mg/Amp.

11.4.7. Antagonistas do Sistema Renina-Angiotensina

Captopril Comp. 25 mg Sulcado

11.5. Diuréticos

Acetazolamida Comp. 250 mg
Espironolactona Comp. 25 mg
Furosemida Comp. 40 mg
Furosemida Sol. Inj. 10 mg/mL
Hidroclorotiazida Comp. 25 mg
Manitol Sol. Inj. 200 mg/mL

11.6. Medicamentos Usados no Choque Vascular

Dobutamina Sol. Inj. 12,5 mg/mL
Dopamina Sol. Inj. 5 mg/mL
Epinefrina Sol. Inj. 1 mg/mL
Poligelina  Sol. Inj. 35 mg/mL

12 – Medicamentos Que Atuam Sobre O Sistema Hematopoiético

12.1. Antianêmicos

Ácido Fólico Comp. 5 mg
Dextrano Ferro Sol. Inj. 50 mg Fe(I)/ML
Epoetina Humana Recombinante Sol. Inj. 2.000 UI/ML
Epoetina Humana Recombinante Sol. Inj. 4.000 UI/ML
Hidroxocobalamina Sol. Inj. 1 mg/mL
Sulfato Ferroso Comp. Revest. 40 mg Fe (Ii)
Sulfato Ferroso Sol. Oral 25 mg/mL Fe (Ii)

12.2. Anticoagulantes E Antagonistas

Fitomenadiona Sol. Inj. 10 mg/mL
Heparina Sódica Sol. Inj 1.000 UI/ML
Heparina Sódica Sol. Inj. 5.000 UI/ML
Heparina Sódica Sol. Inj. Subc. 5.000UI/0,25 mL
Protamina Sol. Inj. 10 mg/mL
Varfarina Comp. 1mg
Varfarina Comp. 5 mg Sulcado

12.3. Antiplaquetários

Ácido Acetilsalicílico Comp. 100 mg

12.4. Trombolíticos

Estreptoquinasesol Inj. 1.500.000 UI
Estreptoquinase Sol. Inj. 250.000 UI
Estreptoquinase Sol. Inj. 750.000 UI

12.6. Hemoderivados E Substitutos Do Plasma

Albumina Humana Sol. Inj. 200 mg/mL
Poligelina 3,5%       Sol. Inj. 35 mg/mL

13 – Medicamentos Que Atuam Sobre O Sistema Digestivo

13.1. Antiulcerosos

13.1.1. Anti-Secretores

Ranitidina Comp. 150 mg
Ranitidina Sol. Inj. 25 mg/mL

13.1.2. Antimicrobianos

Amoxicilina Cáps. 500 mg
Bismuto Coloidal, Subcitrato Comp. 120 mg
Claritromicina Cáps. 250 mg ®
Metronidazol Comp. 250 mg

13.2. Antiácidos

Hidróxido De Alumínio E Magnésio Comp. Mastigável 300 mg
Hidróxido De Alumínio E Magnésio Susp. Oral 6,135 mg/mL

13.3. Antieméticos E Agentes Pró-Cinéticos

Metoclopramida Comp. 10 mg
Metoclopramida Sol. Inj. 5 mg/mL
Metoclopramida Sol. Oral 4 mg/mL
Prometazina Comp. 25 mg

13.4. Antidiarréicos Sintomáticos, Antiespasmódicos e Correlatos

Hioscina, Butilbrometo Comp. 10 mg
Hioscina, Butilbrometo Sol. Inj. 20 mg/mL
Loperamida Comp 2 mg
Sais Para Reidratação Pó P/ Sol. Oral Envel.

13.5. Laxativos

Glicerina Enema Sol. 120 mg/mL Frs. 250mL
Glicerina Supositório. P/Lactentes 72 mg
Lactulose Sol. Oral 667 mg/mL, Frs. 120 mL
Sulfato De Magnésio Env. 30 G

14 – Medicamentos que Atuam Sobre o Sistema Respiratório

14.1. Antiasmáticos

Aminofilina Sol. Inj. 24 mg/mL
Beclometasona Aerossol 50 mg/Dose
Cromoglicato De Sódio Aerossol 20 mg/Dose
Epinefrina Sol. Inj. 1 mg/mL
Hidrocortisona Pó P/ Sol. Inj. 100 mg
Hidrocortisona Pó P/ Sol. Inj. 500 mg
Prednisona Comp. 20 mg
Prednisona Comp. 5 mg
Salbutamol Aerossol 100 mg/Dose
Salbutamol Comp. 2 mg Sulcado
Salbutamol Comp. 4 mg Sulcado
Salbutamol Sol. Inal. Nebul. 5 mg/mL
Salbutamol Sol. Inj. 50 mg/mL,
Salbutamol Amp. 5 mL
Salbutamol Xarope. 2 mg/5 mL
Teofilina Comp. 100 mg Liberação Lenta
Teofilina Comp. 200 mg Liberação Lenta
Teofilina Xarope. 6,67 mg/mL

14.2. Antitussígenos e Fluidificantes

Cloreto De Sódio 0,9% Sol. Nasal 9 mg/mL
Codeína Sol. Oral 20 mg/mL ®

14.3. Agentes Tensoativos Pulmonares

Beractanto Ou Alfa Poractanto Sol. Inj. 25 A 80 mg/mL  ®

15 – Medicamentos Que Atuam Sobre Os Sistemas Endócrino e Reprodutor E Produtos Farmacêuticos Correlatos

15.1. Hormônios Hipofisários e Correlatos

Desmopressina Sol. Intranasal 0,1 mg/mL ®
Leuprorrelina Sol. Inj. 3,75 mg/mL ®
Ocitocina Sol. Inj. 5 UI/ML
Somatotrofina Sol. Inj. 4 UI/ML ®

15.2. Hormônios Tiroidianos, Medicamentos Antitiroidianos e Adjuvantes

Iodo/Iodeto De Potássio Sol. Aquosa Oral 50mg + 100mg/ mL (Lugol)
Levotiroxina Comp. 100 mg
Levotiroxina Comp. 25 mg
Levotiroxina Comp. 50 mg
Liotironina Comp. 25 mg
Liotironina Comp. 50 mg
Propiltiouracila Comp. 100 mg
Propiltiouracila Comp. 50 mg

15.2. Hormônios Tiroidianos, Medicamentos Antitiroidianos e Adjuvantes

Propranolol Comp. 40 mg
Propranolol Comp. 80 mg

15.3. Insulinas e Outros Agentes Antidiabéticos

Glibenclamida Comp. 5 mg
Insulina Humana NPH Sol. Inj. 100 UI/ML ®
Insulina Humana Regular Sol. Inj. 100 UI/ML®
Insulina Mista NPH Sol. Inj. 100 UI/ML
Insulina Mista Regular Sol. Inj. 100 UI/ML
Metformina Comp. 500 mg

15.4 Hormônios Sexuais e Antagonistas

15.4.1. Estrogênios

Estrogênios Conjugados (Naturais) Creme Vaginal 0,625 mg/G
Estrogênios Conjugados (Naturais Drág. 0,625 mg
Etinilestradiol Comp. 0,05 mg

15.4.2. Progestagênios

Medroxiprogesterona Comp. 5 mg Sulcado
Noretisterona Comp. 5 mg

15.4.3. Androgênios

Testosterona Sol. Inj. 100 mg/mL ®

15.4.4. Antiestrogênios

Clomifeno Comp. 50 mg ®
Tamoxifeno Comp. 10 mg ®
Tamoxifeno Comp. 20 mg ®

15.7. Medicamentos que Atuam na Contratilidade Uterina

Ergometrina Comp. 200 mg
Ergometrina Sol. Inj. 200 mg/mL
Ocitocina Sol. Inj. 5 UI/ML
Salbutamol Comp. 4 mg Sulcado
Salbutamol Sol. Inj. 50 mg/mL

16 – Dermatológicos

16.1. Medicamentos Antiinfecciosos Tópicos

Mupirocina Creme 2% ®
Neomicina + Bacitracina Pomada 5 mg + 250 UI/G
Sulfadiazina De Prata Pasta 1%
Tiabendazol Pomada 5%

16.2. Medicamentos Antipruriginosos E Antiinflamatórios Tópicos

Calamina Loção 8%
Dexametasona Creme 0,1%
Hidrocortisona, Acetato Creme 1%

16.3. Agentes Ceratolíticos e Ceratoplásticos

Ácido Salicílico Sol 5%
Alcatrão Sol. 5%
Ditranol Pomada 0,1%-0,2%
Fluoruracila Pomada 5% ®
Óleo Mineral Óleo Puro
Peróxido De Benzoíla Loção Ou Creme 5%
Podofilina Sol. Oleosa 250 mg/mL
Podofilina, Resina de Sol. 150 mg/mL em Tintura De Benjoim

16.4. Escabicidas e Pediculicidas

Benzoato De Benzila Emulsão. Tópica 250 mg/mL
Permetrina Creme 5 %
Permetrina Loção 10 mg/mL

16.5. Protetores Dermatológicos

Ácidos Glaxos Essenciais + Vit.A + Vit.E          Frs 120 mL
Óxido De Zinco Pasta 250 mg/G

17 – Agentes Diagnósticos

17.1. Medicamentos Para Diagnóstico Oftalmológico

Fluoresceína Sol. Inj. 100 mg/mL
Fluoresceína Sol. Oft. 100 mg/mL
Tropicamida Sol. Oft. 10 mg/mL

17.2. Meios De Contraste

Ácido Iopanóico Comp. 500 mg
Amidotrizoato De Meglumina + Amidotrizoato De Sódio 370 mg/mL Em Iodo, Amp 20 mL
Ioxitalamato De Meglumina E Sódio Sol. Inj. 380 mg/mL Em Iodo
Sulfato De Bário Susp. Oral 1 G/ML

17.3. Diagnóstico Imunológico

Tuberculina, Derivado Protéico Purificado
(Ppd) Sol. Inj. Frs. C/ 50 Doses

17.4. Outros Agentes Diagnósticos

Fentolamina Sol. Inj. 10 mg/mL
Solução De Iodo-Iodeto (Sol. De Schiller) Sol. 20 mg/mL I2+ 40 mg/mL De Ki

18 – Preparações Oftálmicas

18.1. Agentes Antiinfecciosos

Ciprofloxacina Sol.Oft
Gentamicina Sol. Oft. 0,3%
Nitrato De Prata Sol. Oft 10 mg/mL
Tetraciclina Pomada Oft. 10 mg/G

18.2. Agentes Antiinflamatórios

Dexametasona Sol. Oft. 1 mg/mL

18.3. Anestésicos Locais

Tetracaína Sol. Oft. 50 mg/mL

18.4. Medicamentos Mióticos e Antiglaucomatosos

Acetazolamida Comp. 250 mg
Pilocarpina Sol. Oft. 20 mg/mL
Timolol Sol. Oft. 2,5 mg/mL

18.5. Midriáticos

Atropina, Sulfato Sol. Oft. 10 mg/mL Sol. Oft. 5 mg/mL

18.6. Substitutos da Lágrima

Metilcelulose Sol. Oft. 5 mg/mL

19 – Soluções Para Diálise

Solução Para Hemodiálise Sem Glicose E Sem Potássio
Solução Para Diálise Peritoneal Com Glicose 1,5%
Solução Para Diálise Peritoneal Com Glicose 4,25%


Observação1 : Classificação utilizada por grupos terapêuticos foi formatada pela Organização Mundial de Saúde

Observação2: A referida padronização somente é uma proposta sujeita a análise crítica pela Comissão de padronização através de solicitações de exclusão e introdução de novos produtos.

Observação 3: Após sua conclusão final serão adicionados outras informações complementares tais como nomes de marcas e outras que forem necessárias para impressão definitiva.









HOSPITAL DA ORGANIZAÇÃO TABAJARA

Formulário Para Solicitação De Produto Farmacêutico Não Padronizado ou de Alto Custo “Produto Excepcional”

Fármaco Proposto


Nome Genérico: ____________________________________________________________________
Forma  Farmacêutica  _________________________________________________________________
Apresentação: ______________________________________________________________________

Quantidade Solicitada_________________________________________________________________

Classificação: Terapêutica

Existe, na padronização atual, algum medicamento ou análogo  ao proposto?
(  )        Não
(   )       Sim. Qual (is) ?______________________________________________________________

Quais as Vantagens Terapêuticas do fármaco proposto em Relação ao (s) Já
Padronizado (s)______________________________________________________________________


Qual (is) sua (s) Indicação (ões) terapêutica (s) ?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Critério (s) utilizados de seleção para a escolha do produto excepcional ( não Padronizado ):
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Qual a Posologia proposta?  Especifique, quando for  o caso, a dose Inicial e a dose para a manutenção do tratamento.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Qual a duração de uso, em dias, prevista? _______________________________________________
__________________________________________________________________________________


Médico Solicitante:___________________________________________________________________
Unidade: _______________________________________________________Data: ___/___/________

Autorização da Direção Médica_____________________________________Data____/____/_______


Referência


Wilken , P.R.C .Iinstituto Nacional de Cardiologia de Laranjeiras, 2005