sábado, 13 de junho de 2009

FARMÁCIA H0SPITALAR - HISTÓRICO

HISTÓRICO



 UM BREVE HISTÓRICO DA FARMÁCIA

A - No mundo

A história da farmácia pode-se dizer que nasceu com o próprio homem que através do processo de tentativo erro e acerto procuravam na natureza encontrar principalmente plantas que pudessem aliviar e até mesmo curar suas enfermidade. Os chineses, por exemplo, há mais de 2.600 anos já preparavam remédios extraídos de plantas. Mil anos depois, os egípcios faziam o mesmo, utilizando também sais de chumbo, cobre e ungüentos feitos com a gordura de vários animais, como hipopótamo, crocodilo e cobra. Na Índia, Roma e na Grécia, onde Hipócrates, ao sistematizar os grupos de medicamentos - narcóticos febrífugos e purgantes que inauguraram uma nova era para a cura.
O primeiro documento farmacêutico data de cerca de 3000 a.C. Na Antiguidade a Medicina e a Farmácia eram uma só profissão, mas na antiga Roma começou a separação daqueles que diagnosticavam a doença, daqueles que misturavam matérias para produzir porções de cura, era a época de Hipócrates e de Galeno.
Galeno (Pai da Farmácia (200 –131 a.C).
Combatia as doenças por meio de substâncias ou compostos que se opunham diretamente aos sinais e sintomas das enfermidades. É o precursor da alopatia.
Escreveu bastante sobre farmácia e medicamentos, e em suas obras se encontraram cerca de quatro centenas e meia de referências a fármacos. Elaborou uma lista de remédios vegetais, conhecidos como "galênicos", a maioria dos quais era composta com vinho. Observador e metódico classificou e usou magistralmente as ervas. Fazia preparações denominadas "teriagas" feitas com vinho e ervas.
·         Papiro de Ebers –3.000 a.C; (Egipto)
·         Hipócrates –460 –377 a.C; (Grecia)
·         Cláudio Galeno –130 –200 d.C.(Roma)
No século II, os árabes fundaram a primeira escola de farmácia de que se tem notícia, criando inclusive uma legislação para o exercício da profissão. A partir do século X, foram criadas as primeiras boticas -ou apotecas -na Espanha e na França. Eram as precursoras das farmácias atuais. Cabia aos boticários conhecer e curar as doenças, e para o exercício da profissão deviam cumprir uma série de requisitos e ter local e equipamentos adequados para a feitura e guarda dos remédios.
No século XVI, o estudo dos remédios ganhou impulso notável, com a pesquisa sistemática dos princípios ativos das plantas e dos minerais capazes de curar doenças. Também foi constatada a existência de microorganismos úteis e nocivos. Com o tempo, foi implantada no mundo a indústria farmacêutica e, com ela, novos medicamentos são criados e estudos realizados, em velocidade espantosa.
B - No Brasil
O governador geral Thomé de Souza trouxe de Portugal o 1°Boticário Diogo de Castro. No Brasil colônia, medicamentos e outros produtos com fins terapêuticos podiam ser comprados em boticas. O boticário em frente ao doente manipulava e produzia medicamentos, de acordo com a farmacopéia e a prescrição dos médicos. Nos locais distantes eram vendidos por mascates.
Os Jesuitas foram os primeiros a instituir enfermarias e boticas em seus colégios, tornando-se especialistas em preparo de remédios, principalmente os feitos à base de plantas medicinais. Era nos colégios que a população encontrava os medicamentos, vindos de Portugal ou preparados pelos próprios jesuítas.
Em 1640, as boticas foram autorizadas a funcionar como comércio e se multiplicaram em toda a colônia. Com o tempo, foram surgindo outros componentes de remédios, como mercúrio, arsênico e ópio.
Em 1744 foi criado o regimento que proibia a distribuição de drogas e medicamentos para estabelecimentos não habilitados e multas e apreensões em caso de descumprimentos. Há a criação da figura de Responsável Técnico além da existência de balanças, pesos e medidas, medicamentos galênicos, vasilhames, livros, etc.
Com a vinda da família Real para o Brasil foram criados em :
• 1832 –Faculdade de Medicina na Bahia
•1834 –Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro
•1837 –Formados os 6 primeiros farmacêuticos brasileiros
•1839 –Escola de Farmácia de Ouro Preto
•1896 –Escola de Farmácia de Porto Alegre
•1899 –Escola de Farmácia de São Paulo
•1912 –Escola de Farmácia do Paraná
Com a fundação das primeiras Faculdades de Farmácia (1839 -1898), o boticário foi lentamente sendo substituído pelo Farmacêutico. .A botica, onde o boticário pesquisava e manipulava fórmulas extemporâneas, originou dois novos tipos de estabelecimentos:
·         Farmácia
·         Laboratório Industrial Farmacêutico (VOTTA, 1965; COELHO, 1980).
Pelo Decreto 19.606/1931 ficou estabelecido:
• A competência para o farmacêutico exercer: Análises clínicas, químico bromatologista, biologista e legista;
• O controle de venda de substâncias causadoras de dependência, retenção de receita e guarda em armários;
• A obrigatoriedade da direção por farmacêutico nos laboratórios privativos de hospitais, casa de saúde, sanatórios, cooperativas, estabelecimentos religiosos.
Até a década de 30, a indústria nacional de medicamentos era em sua maioria de reduzidas dimensões e tinham uma origem familiar (BARROS, 1995). Baseava-se no emprego de matérias-primas de origem vegetal e mineral, apresentando somente condições adequadas ao suprimento do mercado existente, àquela época bastante reduzido (COELHO, 1980; BARROS, 1995). Embora a produção de medicamentos satisfizesse o mercado, é imperioso ressaltar que isto se deve ao fato de que grande parte da população não tinha acesso aos serviços de saúde (BARROS, 1995).
Com o processo de Industrialização houve:
·         A introdução bastante rápida dos antibióticos e produtos de síntese no campo da terapêutica
·         A abertura de nossa economia ao capital estrangeiro, o que permitiu que indústria nacional emergente fosse totalmente absorvida pelos oligopólios internacionais do medicamento
·         Diminuição da procura por farmácias de manipulação.
·          O foco passa a ser o médico
·         O afastamento do farmacêutico para as outras áreas
(FRENKEL, 1978; COELHO, 1980; GIOVANNI, 1980; RECH, 1985; BARROS, 1995; BERMUDEZ, 1995).
A Criação dos Conselhos de Farmácia
·         Criação da Ordem dos Farmacêuticos após a II semana de Farmácia em São Paulo (1936);
·         Em 1957 foi encaminhado projeto ao governo federal objetivando a criação dos Conselhos de Farmácia. Em 11 de novembro de 1960 são criados os CFF e CRFs;
·         Em 1969 houve reforma universitária com implantação do currículo mínimo para a formação do farmacêutico.
O Símbolo da Farmácia
A taça com a serpente nela enrolada é internacionalmente conhecida como símbolo da profissão farmacêutica. Sua origem remonta à antigüidade, sendo parte das histórias da mitologia grega. Segundo as literaturas antigas, o símbolo da Farmácia ilustra o poder (cobra) da cura (taça).
Lei 5991/1973 Lei sanitária criada com forte pressão de associações de donos de farmácias além da indústria farmacêuticaestabeleceu;
·         Criação de Posto e dispensários de medicamentos em estabelecimentos hospitalares;
·         Permitiu a venda de anódinos em hotéis e similares;
·         Estabeleceu que a Drogaria é estabelecimento de venda e varejo de produtos farmacêuticos;
·         Admitiu a abertura por leigos;
·         .Estabeleceu que a farmácia é caracterizada por comércio
"Projeto Biomédico"
Na década de 80 o projeto mobilizou a categoria farmacêutica, inclusive o movimento estudantil, no sentido de preservar a profissão farmacêutica. .As bandeiras de luta e a necessidade de articulação da categoria, neste momento, propiciaram as condições fundamentais para avaliações e constatações sobre uma possível crise de identidade do Farmacêutico, uma vez que este se encontrava afastado de seu eixo principal de atuação: o medicamento (VI SEMINÁRIO, 1994).

Caracteristicas da Farmácia no Mundo

“Uma sociedade sem médicos não tem saúde, uma saúde sem medicamentos não tem remédios, um remédio sem farmacêutico não tem cura”.

PORTUGAL

  • Desde 1521, D. Manuel instituiu o Regimento do Físico-Mor do Reino, em que somente os farmacêuticos (boticários) poderiam ser proprietários, após exame de conhecimento realizado por um júri, composto pelo Físico-Mor, físicos da corte e pelos boticários do rei e da rainha
  • Ensino em 5 anos com possibilidade de Farmácia Pública, Hospitalar, Industrial e Análises Clínicas;
  • Limitação do número de farmácias por distância;
 FRANÇA

  • Rei Luís XV mandou chamar de farmacêutico em vez de boticário;.
  • Farmácias funcionam com farmacêuticos durante todo o horário de funcionamento.
  • Fecham nas férias do farmacêutico;.
  • São identificados por uma cruz verde,
  • Os remédios ficam atrás do balcão;
  • O farmacêutico é remunerado por uma margem fixa sobre o preço da venda.
  • Os medicamentos são reembolsados pela seguridade social.
  • Não há propriedade de farmácias sem direção técnica;
 ESPANHA

  • São bem tradicionalistas com laboratórios de manipulação;
  • Farmácia somente de farmacêuticos,
  • Nas férias ou quando não há farmacêuticos, as farmácias fecham;
  • Zoneamento das farmácias.
 ITÁLIA

  • A abertura de farmácias é exclusiva de farmacêuticos, não há redes;
  • A presença de farmacêutico é necessária durante todo o horário de funcionamento,
  • Fecha nas férias;
  • Lei obriga uma farmácia para cada 4.000 habitantes. E não menos de 200 m de outra farmácia
  • Lei obriga farmacêuticos em hospitais
 ALEMANHA

  • Propriedade do farmacêutico;
  • Presença do farmacêutico durante todo o período de funcionamento,
  • Na  ausência da farmacêutico e nas férias fecham;
  • Possui placa com o nome na entrada;
  • Pode cobrar por consultas e serviços como profissional de saúde, independentemente da venda;
 REINO UNIDO

  • Propriedade exclusiva do farmacêutico;
  • Recebimento por margem média de 33%;
  • Medicamentos são vendidos a granel;
  • Farmácias fecham na ausência ou férias do farmacêutico.
 No Brasil, a Santa Casa de Santos, é considerada como o primeiro hospital brasileiro fundado em 1565 (Castelar, 1995). De acordo com o Guia Básico para Farmácia Hospitalar (MS, 1994), a farmácia hospitalar nasceu na idade média através dos gregos, árabes e romanos. Surgindo no Brasil por volta dos anos 50, logo se modernizou, mas em seguida praticamente ficou estagnada.
A primeira farmácia hospitalar que se tem registro, data de 1752 no Estados Unidos em um hospital da Pensilvânia - EUA. No Brasil as farmácias hospitalares mais antigas foram instaladas na Santa Casas de Misericórdia e Hospitais Militares (CFF, 1997).

A Assistência Farmacêutica hospitalar possui extrema relevância por várias razões que destacaremos oportunamente. Entretanto, como o medicamento e outros produtos correlato são vitais para o funcionamento harmonioso de qualquer hospital que procura ser eficiente, eficaz e efetivo, deve ser estudado cuidadosamente e destacado em qualquer trabalho relacionado com a questão.
Referênias:
Votta, R.. Breve histórico da Famácia no Brasil, Laboratório Enila S.A . Rio de Janeiro, 1965
Maia Neto, J. F., 1990. Farmácia Hospitalar. Um enfoque Sistêmico. Brasília: Thesaurus Editora.
Maia Neto, J.F., 2005 . Farmácia Hospitalar e Suas interfaces com a Saúde, são Paulo, RH Editora
Santich, I. R.& Galli, A, 1995. La Asistencia Farmacéutica En El Sistema Único de Salud de
Ceará: Elementos para su Transfomación, Fortaleza, Ceará, CE: Edição Escola de Saúde Pública e
Departamento http://acd.ufrj.br/consumo/leituras/lm_historiafarmaciamed.pdf. Da História da Farmácia e do Medicamento (Org) Ricardo Fernandez de Menezes


LIMA G.L, História da Farmácia, Disciplina de Introdução a Ciências Farmacêuticas

História da Farmácia


A História da Propaganda de Remédios no Brasil



O Farmacêutico na Farmácia


Nenhum comentário:

Postar um comentário