segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

VERMINOSES : TRICOCEFALÍASE

VERMINOSES : TRICOCEFALÍASE



AGENTE ETIOLÓGICO

O verme adulto possui morfologia característica que lhe valeu o nome de Tricocephalus: uma parte anterior filiforme abrange cerca de 3/5 partes do corpo e se introduz na mucosa do intestino grosso, fixando firmemente o verme; e uma porção posterior, mais grossa, que contém os órgãos reprodutores. Os machos adultos medem 30 a 45 mm de comprimento e têm porção posterior enrolada em espiral para o lado ventral. As fêmeas adultas medem 35 a 50mm de comprimento.

Após a fertilização, as fêmeas depõem ovos, que são expulsos com as fezes. Os ovos possuem de 50 a 55 micros de comprimento por 20 a 25 micros de largura. São bastante característicos e de fácil identificação por possuírem, nos pólos, proeminências transparentes, brancas, dispostas como bolhas de ar entre duas cascas. No seu interior está presente uma única célula germinativa, ocupando toda a cavidade. De modo como é eliminado, o ovo não é infectante.

FORMA DE TRANSMISSÃO
                                                                                                                     
Os tricocéfalos são geo-helmintos. Em condições ambientais favoráveis no tocante à temperatura e umidade, o embrião desenvolve-se dentro do ovo, depositado no solo, em 10 a 15 dias.

Os ovos embrionados, que contaminam alimentos, água, mãos e objetos que estiveram em contato com o solo, são ingeridos pelo hospedeiro humano. Por esse motivo, a verminose é mais prevalente na idade infantil, na qual é também mais intensa a infecção.

Sem efetuar qualquer migração, as larvas libertadas pela ecdise dos ovos sofrem todas as mudas no intestino humano, dando origem aos vermes adultos. Cerca de 90 dias após a ingestão dos ovos, encontram-se vermes adultos e as fêmeas iniciam a postura.
                                                                                                         
Os reservatórios de infecção são os indivíduos que eliminam os ovos do parasita nas fezes. A forma de transmissão é o solo contaminado com as fezes humanas e os ovos embrionados do parasita.

HOSPEDEIRO
                                                                                                         
O homem parece ser o único hospedeiro deste nematóide, ainda que as espécies morfologicamente idênticas tenham sido encontradas no macaco e no porco.

FREQÜÊNCIA
                                                                                                         
Os tricocéfalos são muito comuns, entre nós. Sua frequência mantém-se paralela à dos áscaris predominando ora um, ora outro, como o mais frequente dos helmintos, de acordo com a região estudada.

A tricocefalíase é mais comum e mais intensa nas regiões tropicais e subtropicais do que nas temperadas e frias.
                                                                                                         
Nos focos de elevada endemicidade, as crianças desenvolvem infecções intensas. A maior prevalência e carga de vermes ocorre caracteristicamente nas crianças em idade escolar, que contaminam o solo com suas dejeções e depois se infectam nos mesmos locais ou em outros locais poluídos.

Em países onde a tricocefalíase é endêmica, adultos com hábitos higiênicos precários também podem apresentar elevada incidência e infecção intensa.

SINTOMATOLOGIA

O quadro clínico da tricocefalose está intimamente relacionado ao número de vermes albergados pelo hospedeiro.
                                                                                                         
Em crianças maiores e bem nutridas, com poucos vermes, e em adultos, geralmente portadores de pequeno número de helmintos, a tricocefalose pode mostrar-se assintomática, sendo ocasional o encontro de ovos ao exame rotineiro das fezes.
                                                                                                         
Nas crianças menores e com infecção intensa, ela se torna clinicamente manifesta, apresentando um ou vários dos seguintes sintomas ou síndromes:
                                                                                                         
Diarreia crônica – é a síndrome mais comum. As evacuações são líquidas ou pastosas, com a presença de alimentos mal digeridos. Acompanha-se de cólicas intestinais e vaga e indefinida sensação de desconforto e distensão abdominais.
                                                                                                         
A diarreia pode durar meses seguidos ou mesmo anos, com repercussão no estado geral e no desenvolvimento pônder-estatural da criança. Nos intervalos entre as crises diarreicas há normalidade ou constipação intestinal.
                                                                                                         
Disenteria aguda - clinicamente indistinguível daquela causada pela colite amebiana disentérica, caracteriza-se por evacuações mucos sanguinolentas e tenesmo anorretal.
                                                                                                         
Enterroragia – muco e sangue podem aparecer com evacuações normais ou mesmo isoladamente, sem fezes. Às vezes surgem apenas estrias de sangue. É mais comum ser o sangue eliminado em quantidade relativamente grande, uma verdadeira enterroragia; quando maciça, a enterroragia é de sangue rutilante e aparece independente do ato de defecação.
                                                                                                         
A tricocefalíase é importante causa de enterroragia na criança pequena.
                                                                                                         
Sindrome anêmica – pode simular uma ancilostomose grave. As enterroragias frequentes e repetidas, a perturbação da absorção do ferro em consequência da diarreia e a hematofagia do verme explicam a anemia.
                                                                                                         
Prolapso retal – a tricocefalíase é causa frequente de prolapso retal na infância. A mucosa retal em prolapso apresenta-se edemaciada, congesta, por vezes também ulcerada e hemorrágica repleta de vermes.
                                                                                                         
Dor abdominal - além das cólicas intestinais que acompanham a diarreia ou disenteria, da sensação vaga e indefinida de desconforto abdominal, a tricocefalíase pode determinar também dor abdominal, localizada principalmente no quadrante inferior direito do abdome.
                                                                                                         
Manifestações gerais

- Perda do apetite, emagrecimento,
- Hipodesenvolvimento estatural,
 - Crises de urticária,
 - Insônia,
 - Apatia,
- Irritabilidade nervosa.
                                                                                                         
O exame físico revela um abdome distendido, proeminente, com timpanismo generalizado, hipodesenvolvimento pôndero-estatural e sinais de anemia hipocrômica.

DIAGNÓSTICO
                                                                                                         
Clínico – executados os casos de infecção maciça com prolapso retal e presença de tricocéfalos fixos na mucosa prolabada – sinal patognomônico – o diagnóstico clínico da tricocefalíase é meramente presuntivo, e deve ser confirmado pela positividade de exames laboratoriais.
                                                                                                         
Laboratorial – o diagnóstico específico realiza-se pela demonstração da presença de ovos nas fezes.

TRATAMENTO E TERAPÊUTICA
                                                                                                         
Do ponto de vista prático podemos distinguir, na terapêutica da tricocefalose, duas eventualidades clínicas:

1) Tratamento dos casos benignos, em qualquer idade;

2) Tratamento dos casos graves em crianças de tenra idade intensamente parasitadas.

TRATAMENTO
1 - Com a introdução do mebendazol, como anti-helmíntico polivalente na terapêutica das enteroparasitoses, passou a ser ele, atualmente, o medicamento de escolha na tricocefalose, em todas as circunstâncias clínicas.
                                                                                                         
Administra-se em dias tomadas diárias de 100mg cada, após o desjejum e após o jantar, durante 3 dias, independente do peso corporal e da idade do paciente.
                                                                                                         
As reações bilatérias são desprezíveis, sendo excelente a tolerância. Os índices de cura variam entre 51,5% e 100%.
                                                                                                         
O iodeto de ditiazinina foi relegado para as raras eventualidades em que não se dispõe de mebendazol e para os casos graves de tricocefalíase. Esta atitude justifica-se pela sua potencial toxicidade, que pode ser fatal quando, excepcionalmente, é absorvido de forma maciça, e pela frequência das reações colaterais digestivas em cerca de 1/3 dos casos, mesmo quando não absorvido.

Tais reações são representadas por náuseas, vômitos, anorexia, cólicas intestinais e diarreia. A coloração verde-azulada da urina e das escleróticas exige imediata suspensão do medicamento, pois é índice de absorção maciça.
                                                                                                         
A posologia para adultos é de 600mg e para crianças é de 20mg/Kg, nunca ultrapassando de 300mg por dia. Obteve-se 83% de curas com uma série de tratamentos.
                                                                                                         
O látex de figueira, embora eficaz, não pode ser usado rotineiramente, pois não está comercializado.
                                                                                                         
2. Nos casos graves afetando crianças de tenra idade intensamente parasitadas, além do emprego do mebendazol, do mesmo modo que na eventualidade anterior, complementa-se o tratamento com clisteres de hexilresorcinol ou de iodeto de ditiazanina.
                                                                                                         
Ineficaz por via oral, por não atingir concentração adequada no ceco, o hexilresorcinol é útil quando usado em clisteres (injeção de água ou de um líquido medicamentoso no reto). Na véspera, dieta leve, e à noite, lavagem intestinal evacuadora. No dia do tratamento, estando o paciente em jejum, outra lavagem evacuadora 2 horas antes da aplicação.

E injeta-se no reto uma sonda retal nº 22, onde o paciente ficará sob decúbito lateral direito, colocando-se o irrigador a meio metro de altura, deixando passar o líquido lentamente, durante 15 minutos. O tratamento é repetido uma vez por semana, durante 3 a 5 semanas, obtém-se assim 100% de cura.
                                                                                                         
A solução para o clister de iodeto de ditiazanina deve conter 1g de medicamento em 300ml de solução ou 1 litro. As drágeas são amolecidas em soro fisiológico, depois trituradas e finalmente suspensas na solução, que será gaitada antes do emprego. O clister deve ser retido durante 30 minutos. Repetem-se os clisteres a cada terceiro dia, até obtenção de cura.
                                                                                                         
Inespecífico – o tratamento sintomático compreende medidas de hidratação, medicação, antidiarréica, antianêmica e revigorante geral, com dieta nutritiva e suplementos proteicos e vitamínicos.

PROFILAXIA
                                                                                                         
Educação sanitária da população; uso de instalações para a adequada deposição de dejetos; proibição do uso de fezes como adubo; inquérito epidemiológico para descoberta dos reservatórios da infecção; tratamento dos indivíduos parasitados.; filtração ou fervura da água usada na alimentação; lavagem dos vegetais com água não contaminada ou água fervida; evitar a ingestão de vegetais crus procedentes de focos de infecção; proteção dos alimentos contra as moscas; lavagem cuidadosa das mãos antes das refeições; evitar que as crianças entrem em contato íntimo com solo contaminado.

FONTE

MINISTÉRIO DA SAÚDE, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica, DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. GUIA DE BOLSO, 6ª edição revista Série B. Textos Básicos de Saúde, brasília / DF, 2006

EFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

DE CARLI, G. A. Parasitologia Clínica: Seleção de Métodos e Técnicas de Laboratório para o Diagnóstico das Parasitoses Humanas. São Paulo: Atheneu, 2001.
CARRERA, M. Insetos de Interesse Médico e Veterinário. Curitiba: Editora da UFPR, 1991.
CIMERMANN, B.; FRANCO,M.A. Atlas de parasitologia. São Paulo: Atheneu, 2004.
COURA, J R. Dinâmica das Doenças Parasitárias. Rio de janeiro: Gunabara Koogan,2V. 2005.
GOULART, G. G.; COSTA LEITE, I. Moraes: Parasitologia e Micologia Humana. 2 ed. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 1978.
MARCONDES, C.B. Entomologia médica e veterinária. São Paulo: Atheneu, 2005.
NEVES, D. P. Parasitologia Dinâmica. 2 ed. São Paulo: Atheneu, 2005.
NEVES, D. P. Parasitologia Humana. 11 ed. São Paulo: Atheneu, 2004.
PESSOA, S. B.; MARTINS, A. V. Parasitologia Médica. 12 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988.
REY, L. Bases da Parasitologia Médica. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
REY, L. Parasitologia. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.
VALLADA, E.P. Manual de exame de fezes. São Paulo: Atheneu, 2004.

Bibliografia Complementar

BEAVER, P. C.; JUNG, R. C.; CUPP, E. W. Clinical Parasitology. Philadelphia: Lea & Febiger, 1984.
GARCIA, L. S.; BRÜCKNER, D. A. Diagnostic Medical Parasitology. 3 ed. Washington D. C.: ASM, 1997.
LEVENTHAL, R.; CHEADLE, R. Parasitologia Médica: Texto e Atlas. 4 ed. São Paulo: Editora Premier, 1997.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Procedimentos Laboratoriais em Parasitologia Médica. São Paulo: Editora Santos, 1994.
ZAMAN, V. Atlas Color de Parasitologia Clínica. 2 ed. Buenos Aires: Panamericana, 1988.




Nenhum comentário:

Postar um comentário