segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

TÉCNICA DE ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS INJETÁVEIS PARTE 1

TÉCNICA DE ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS INJETÁVEIS PARTE 1



RELAÇÃO DE MEDICAMENTOS

  1. N ACETILCISTEÍNA
  2. ACICLOVIR
  3. ÁCIDO ASCÓRBICO
  4. ÁCIDO FOLÍNICO
  5. ÁCIDO TRANEXÂMICO
  6. ADENOSINA
  7. ÁGUA PARA INJETÁVEL
  8. ALBUMINA
  9. ALPROSTADIL
  10. ALTEPLASE
N ACETILCISTEÍNA

PRINCIPIO ATIVO: ACETILCISTEÍNA
NOME COMERCIAL: FLUIMUCIL
APRESENTAÇÃO Ampola 3 mL – 100 mg / mL
CLASSE FARMACOLÓGICA Mucolítico, antídoto a intoxicação por paracetamol. (Medicamentos que atuam no sistema respiratório, Antitussígenos, expectorantes e fluidificantes balsâmico e mucolítico).
ADMINISTRAÇÃO IM
ADULTO:
Realizar assepsia da ampola com bola de algodão e álcool 70%,aspirar a dose da medicação prescrita da ampola com agulha 40x12, seringa 3mL, realizar antissepsia da pele com bola de algodão, álcool 70% e aplicar com agulha 30x8 conforme técnica IM.
PED:
Realizar assepsia da ampola com bola de algodão e álcool 70%, aspirara dose da medicação prescrita da ampola com agulha 40x12 e seringa de 3mL, realizar antissepsia da pele com bola de algodão, álcool 70% e aplicar com agulha 25x7 conforme técnica IM. (IM profunda, usar somente a concentração a 10% para crianças de menor idade)
NEO:
Realizar assepsia da ampola com bola de algodão e álcool 70%, aspirara medicação da ampola com agulha 40x12, seringa 1 mL, realizar antissepsia da pele com bola de algodão, álcool 70% e aplicar com agulha 13 x 4,5 conforme técnica IM. (IM profunda, usar somente a concentração a 10% para crianças de menor idade)
ADMINISTRAÇÃO EV BOLUS
ADULTO:
Realizar assepsia da ampola com bola de algodão e álcool 70%,aspirar a dose da medicação prescrita com seringa de 20mL, agulha 40X12,diluir em 20mL em SF 0,9% ou SG 0,5%, realizar assepsia do dispositivo com bola de algodão, álcool 70% e administrar lentamente conforme técnica EV.
NEO:
v  Não se aplica
PED:
v  Não se aplica
ADMINISTRAÇÃO EV EM SOLUÇÃO
ADULTO:
Realizar assepsia da ampola com bola de algodão e álcool 70%,aspirar a dose da medicação prescrita com agulha 40X12, seringa de 3mL, diluir em 100mL de SF0,9% ou em SG 0,5% ou conforme prescrição médica,conectar em um equipo simples, realizar assepsia do dispositivo com bola de algodão, álcool 70%, conectar o equipo no dispositivo e administrar lentamente conforme técnica EV.
PED:
Realizar assepsia da ampola com bola de algodão e álcool 70%, aspirara medicação com agulha 40X12, seringa de 3 mL, diluir em SF 0,9% ou em SG 0,5% conforme prescrição médica, conectar em um equipo simples ou méd /med, realizar assepsia do dispositivo com bola de algodão, álcool 70% conectar o equipo no dispositivo e administrar lentamente conforme técnica EV.
NEO:
Realizar assepsia da ampola com bola de algodão e álcool 70%, aspirar a medicação com agulha 40X12, seringa de 1 mL, diluir em SF 0,9% ou em SG 0,5% conforme prescrição médica, conectar em um equipo méd med, realizar assepsia do dispositivo com bola de algodão, álcool 70% conectar o equipo no dispositivo e administrar lentamente conforme técnica EV.
ADMINISTRAÇÃO SC
v  Não se aplica
RECONSTITUIÇÃO/ESTABILIDADE
v  Apresenta-se em solução.
v  Não possui estabilidade.
DILUIÇÃO/ESTABILIDADE
v  Diluir em SF 0,9% e SG 0,5%.
v  Estável por 24 horas sob-refrigeração e protegida da luz.
INCOMPATIBILIDADE
v  Anfotericina B, Ampicilina, Tetraciclina. Reage com certos metais, especialmente ferro, níquel, cobre.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
v  Instável no ar.
v  Aplicar por via IV quando não tolerado via VO ou sangramento / obstrução gastro intestinal.
CONSERVAÇÃO
v  Conservar em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C).
v  Proteger da luz.
OBSEVAÇÔES
Reconstituição: Não é necessário
Diluição / Administração:
v  De maneira geral a administração é de 9 a 15 mg/Kg/dia, salvo situações específicas abaixo descritas.
v  A dose poderá ser aumentada a critério médico.
v  A duração do tratamento deve ser determinada com base na evolução clínica, mas a grande tolerabilidade geral e local do medicamento permite tratamentos prolongados.
v  Uso intramuscular (IM) Adultos: aplica-se o conteúdo de 1 ampola de 1 a 2 vezes ao dia.
v  Crianças: a dose deve ser reduzida à metade.
v  Uso intravenoso (IV) Intoxicação acidental ou voluntária por paracetamol: dose inicial de 150 mg/Kg de acetilcisteína por peso corpóreo, em solução glicosada 5% em infusão endovenosa administrada em 4 horas, seguida de uma dose de 100 mg/Kg, em solução glicosada, em infusão endovenosa em 16 horas.
v  Uso tópico (INAL) Aerossolterapia (tratamento por inalações): utiliza-se 1 ampola em cada sessão, diluída em igual quantidade de soro fisiológico, efetuando-se 1 a 2 sessões por dia, durante 5 a 10 dias, de acordo com a necessidade.
v  Devido à elevada tolerabilidade do medicamento, a frequência das sessões, as doses e a duração do tratamento podem ser modificadas a critério médico, em limites bastante amplos, sem necessidade de diferenciar as doses para adultos das usadas na pediatria.
v  Instilações endobrônquicas: Administra-se, através da cânula de traqueostomia, do tubo endotraqueal ou do broncocóspio, 1 ampola por vez, 1 ou 2 vezes por dia, de acordo com a necessidade.
Adultos:
Dose usual: 300mg, via inalatória, 1 a 2 vezes ao dia, ou 300 a 400mg, IM profunda, 1 a 2 vezes ao dia.
Crianças:
Dose usual: 150mg, via inalatória, diluído em igual volume de soro fisiológico, 1 a 2 vezes ao dia.
Intoxicação por acetaminofeno:
v  Dose inicial: 140mg/kg, por infusão IV.
v  Dose de manutenção: 140mg/Kg, por infusão IV a cada 4h (17 doses).
v  Recentemente tem sido usado como protetor de lesão renal por contraste iodado.
v  Precauções com pacientes com peso menor que 40Kg.
v  Precauções com pacientes com restrição hídrica.
v  Reações adversas: > 10%, Reações anafiláticas; Broncoespasmo; Anafilaxia
v  Monitorização : Realizar controle de função hepática, eletrólitos e balanço de fluidos.


ACICLOVIR

PRINCÍPIO ATIVO: ACICLOVIR
NOME COMERCIAL: ZOVIRAX
APRESENTAÇÃO Frasco-ampola 250mg
CLASSE FARMACOLÓGICA Quimioterápico Antiviral
ADMINISTRAÇÃO IM
v  Não se aplica.
ADMINISTRAÇÃO EV EM BOLUS
v  Não se aplica
ADMINISTRAÇÃO EV EM SOLUÇÃO
ADULTO:
Realizar assepsia do frasco-ampola com bola de algodão e álcool70%. Realizar a reconstituição com 10 mL de ABD, seringa de 10 mL e agulha 40X12, no frasco-ampola. Homogeneizar o pó liofilizado com movimentos circulares assegurando completa homogeneidade da solução, aspirar a dose da medicação prescrita com agulha 40x12 e seringa de 10 mL. Realizar antissepsia do dispositivo que será diluído a medicação com bola de algodão e álcool 70%, introduzir a agulha 40x12 e diluir em 100 mL de SF 0,9%, ABD ou SG 5%. Conectar equipo intrafix simples na medicação diluída e administrar lentamente conforme técnica EV.
PED:
Realizar assepsia do frasco- ampola com bola de algodão e álcool 70%.Realizar a reconstituição introduzindo 10 mL de ABD, seringa de 10 mL e agulha 40X12, no frasco-ampola. Homogeneizar o pó liofilizado com movimentos circulares assegurando completa homogeneidade da solução,aspirar a dose da medicação prescrita com agulha 40x12, seringa de 10 mL. Realizar assepsia do dispositivo que será diluído a medicação, com bola de algodão e álcool 70%, introduzir a agulha 40x12 e diluir em SF 0,9% ou SG5% conforme prescrição médica. Conectar equipo med /med para BI na medicação diluída e administrar lentamente conforme técnica EV.
NEO:
Realizar assepsia do frasco- ampola com bola de algodão e álcool 70%.Realizar a reconstituição introduzindo 5 mL de ABD, seringa de 5 mL e agulha40X12, no frasco-ampola. Homogeneizar o pó liofilizado com movimentos circulares assegurando completa homogeneidade da solução, aspirar a dose da medicação prescrita com agulha 40x12, seringa de 1 mL. Realizar assepsia do dispositivo que será diluído a medicação, com bola de algodão e álcool70%, introduzir a agulha 40x12 e diluir em SF 0,9% ou SG 5% conforme prescrição médica. Conectar equipo med méd para BI na medicação diluída e administrar lentamente conforme técnica EV.
ADMINISTRAÇÃO SC
v  Não se aplica
RECONSTITUIÇÃO/ESTABILIDADE
v  Reconstituir com 10 mL de ABD, misturar bem até assegurar completa dissolução.
v  A concentração final é de 50mg/mL.
v  Estável por até 12h, à temperatura ambiente.
DILUIÇÃO/ ESTABILIDADE
v  Diluir em SF 0,9% ou SG 5%.Estável por até 24h, à temperatura ambiente.
INCOMPATIBILIDADE
v  Aztreonam, Cefepime, Diltiazem, Dobutamina, Dopamina, Idarrubicina, Morfina, Ondasetrona, Metronidazol, Meropenem, Anfotericina B, Imipenem, Vinolrebina, Bactrim.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
v  Não pode ser refrigerada.
ÁCIDO ASCÓRBICO (VITAMINA C)

PRINCÍPIO ATIVO : ÁCIDO ASCÓRBICO
NOME COMERCIAL: VITAMINA C
APRESENTAÇÃO
v  Ampola 5mL (100mg/mL)
v  Ampola 5mL (200mg/mL)
CLASSE FARMACOLÓGICA Vitamina
ADMINISTRAÇÃO IM
ADULTO:
Realizar assepsia da ampola com bola de algodão e álcool a 70%, aspirar a medicação da ampola com agulha 40x12, seringa 5 mL, realizar antissepsia da pele com bola de algodão, álcool 70% e aplicar com agulha 30x8 conforme técnica IM.
PED:
Realizar assepsia da ampola com bola de algodão e álcool a 70%, aspirar a medicação da ampola com agulha 40x12, seringa 5 mL, realizar antissepsia da pele com bola de algodão, álcool 70% e aplicar com agulha 25x7 conforme técnica IM.
NEO:
Realizar assepsia da ampola com bola de algodão e álcool 70%, aspirar a medicação da ampola com agulha 40x12, seringa 1 mL, realizar antissepsia da pele com bola de algodão, álcool 70% e aplicar com agulha 13x4,5 e seringa de 1 mL conforme técnica IM.
ADMINISTRAÇÃO EV EM BOLUS
v  Não se aplica.
ADMINISTRAÇÃO EV EM SOLUÇÃO
ADULTO:
Realizar assepsia da ampola com bola de algodão e álcool 70%, aspirar a dose da medicação prescrita com seringa de 5 mL, agulha 40X12,Realizar assepsia do dispositivo que será diluído com bola de algodão e álcool70%, diluir em 100 mL de SF 0,9% ou SG 5%. Conectar equipo simples, na medicação diluída e administrar lentamente conforme técnica EV.
PED:
Realizar antissepsia da ampola com bola de algodão e álcool 70%, aspirar a dose da medicação prescrita com seringa de 5 mL, agulha 40X12,Realizar assepsia do dispositivo que será diluído com bola de algodão e álcool 70%, diluir em 100 mL de SF 0,9% ou SG 5%. Conectar equipo simples na medicação diluída e administrar lentamente conforme técnica EV.
NEO:
Realizar assepsia da ampola com bola de algodão e álcool 70%, aspirara dose da medicação prescrita com seringa de 5 mL ou de 1mL, agulha 40X12.Realizar assepsia do dispositivo que será diluído com bola de algodão e álcool70%, introduzir a agulha 40x12 e diluir em SF 0,9% ou SG 5% conforme prescrição médica. Conectar equipo méd med, na medicação diluída e administrar lentamente conforme técnica EV.
ADMINISTRAÇÃO SC
v  Não se aplica.
RECONSTITUIÇÃO/ESTABILIDADE
v  Apresenta-se em solução.
v  Não se aplica.
DILUIÇÃO/ESTABILIDADE
v  Diluir em SF 0,9% ou SG 5%.
v  Estável em temperatura ambiente por 96 horas após diluição.
INCOMPATIBILIDADE:
Furosemida, Oxitocina, Cefazolina, Aminofilina, Tiopental, Varfarina.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
v  Medicamento fotossensível.
v  Após diluição deve ser protegido da luz.
v  Proteger contra luz.
v  Administração deve ser lenta.

ÁCIDO FOLÍNICO

PRINCÍPIO ATIVO:ÁCIDO FOLÍNICO
NOME COMERCIAL:LEUCOVORIN
APRESENTAÇÃO Frasco-ampola 50mg/ml
CLASSE FARMACOLÓGICA Antianêmico.
ADMINISTRAÇÃO IM
ADULTO:
Realizar assepsia do frasco com bola de algodão e álcool 70%, realizar a reconstituição com água destilada e aspirar a medicação do frasco com agulha 40x12, seringa 5 ml, realizar antissepsia da pele com bola de algodão, álcool 70% e aplicar com agulha 30x8 conforme técnica IM.
PED:
Realizar assepsia do frasco com bola de algodão e álcool 70%, realizar a reconstituição com água destilada e aspirar a medicação do frasco com agulha 40x12, seringa 5 ml, realizar antissepsia da pele com bola de algodão, álcool 70% e aplicar com agulha 25x7 conforme técnica IM.
NEO:
Realizar assepsia do frasco a com bola de algodão e álcool 70%, realizar a reconstituição com água destilada e aspirar a medicação do frasco com agulha 40x12, seringa 5 ml, realizar antissepsia da pele com bola de algodão, álcool 70% e aplicar com seringa 1 ml e agulha 13x4,5 conforme técnica IM.
ADMINISTRAÇÃO EV EM BOLUS
v  Não se aplica.
ADMINISTRAÇÃO EV EM SOLUÇÃO ADULTO:
Realizar assepsia do frasco com bola de algodão e álcool 70%, aspirar a dose da medicação prescrita com seringa de 10 ml, agulha 40X12. Realizar assepsia do dispositivo que será diluído com bola de algodão e álcool 70%, diluir em 100 ml de SF 0,9%, ABD ou SG 5%. Conectar equipo simples na medicação diluída e administrar lentamente conforme técnica EV.
PED:
Realizar assepsia do frasco com bola de algodão e álcool 70%, aspirar à dose da medicação prescrita com seringa de 10 ml, agulha 40X12. Realizar antissepsia do dispositivo que será diluído com bola de algodão e álcool 70%, diluir em SF 0,9%, ABD ou SG 5% conforme prescrição médica. Conectar equipo méd/ méd na medicação diluída e administrar lentamente conforme técnica EV.
NEO:
Realizar assepsia frasco com bola de algodão e álcool 70%, Realizar a reconstituição introduzindo 10 ml de ABD com seringa de 10 ml, agulha 40X12, no frasco, homogeneizar o pó liofilizado com movimentos circulares assegurando completa homogeneidade da solução, aspirar a dose da medicação prescrita com agulha 40x12, seringa de 1ml.Realizar assepsia do dispositivo que será diluído a medicação, com bola de algodão e álcool 70%, introduzir a agulha 40x12 e diluir em SF 0,9%, ABD ou SG 5%conforme prescrição médica. Conectar equipo med méd na medicação diluída e administrar lentamente conforme técnica EV.
ADMINISTRAÇÃO SC
v  Não se aplica.
RECONSTITUIÇÃO/ESTABILIDADE
v  Reconstituir em ABD ou água bacteriostática.
v  Estável em água bacteriostática por 7 dias e quando reconstituído em ABD não possui estabilidade.
DILUIÇÃO/ESTABILIDADE
v  Diluir em SF 0,9%, ABD e SG 5%.
v  Estável por 24 horas sob refrigeração se diluído em SF 0,9, ABD ou SG 5%.
INCOMPATIBILIDADE:
v  Soluções de aminoácidos e soluções com alta concentração de íons cálcio e Fluouracila.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
v  Deve ser infundido lentamente.

ÁCIDO TRANEXÂMICO

PRINCÍPIO ATIVO: ÁCIDO TRANEXÂMICO
NOME COMERCIAL:TRANSAMIN
APRESENTAÇÃO Ampola 5mL - 50mg/mL
CLASSE FARMACOLÓGICA Antifibrilatório e antihemorrágico
ADMINISTRAÇÃO IM
v  Não se aplica.
ADMINISTRAÇÃO EV EM BOLUS
ADULTO:
Realizar assepsia da ampola com bola de algodão e álcool 70%, aspirar a dose da medicação prescrita com seringa de20 mL, agulha 40X12, diluir em 15 mL de ABD, SF isotônico, glicose isotônica, frutose a 20%, Dextran 70 ou solução Ringer. Realizar assepsia do dispositivo com bola de algodão, álcool 70% e administrar lentamente conforme técnica EV.
PED:
v  Não se aplica
NEO:
v  Não se aplica
ADMINISTRAÇÃO EV EM SOLUÇÃO
v  Não se aplica.
ADMINISTRAÇÃO SC
v  Não se aplica.
RECONSTITUIÇÃO/ ESTABILIDADE
v  Apresenta-se em solução.
v  Não possui estabilidade.
DILUIÇÃO/ ESTABILIDADE
v  Diluir em SF isotônico, glicose isotônica, frutose a 20%, Dextran 70 ou solução Ringer.
v  Não possui estabilidade.
INCOMPATIBILIDADES:
v  Contraceptivos orais e estrogênios e Trombolíticos.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
v  A administração deve ser feita isoladamente.

ADENOSINA

PRINCÍPIO ATIVO :ADENOSINA
NOME COMERCIAL:ADENOCARD
APRESENTAÇÃO Ampola 2mL - 3mg/mL
CLASSEFARMACOLÓGICA Antiarrítmico
ADMINISTRAÇÃO IM
v  Não se aplica
ADMINISTRAÇÃO EV EM BOLUS
ADULTO:
Realizar assepsia da ampola com bola de algodão e álcool 70%, aspirar à dose da medicação prescrita com seringa de 20 mL, agulha 40X12, diluir em 18 mL de ABD ou SG 5%. Realizar assepsia do dispositivo com bola de algodão, álcool 70% e administrar lentamente conforme técnica EV.
ADMINISTRAÇÃO EV EM SOLUÇÃO
v  Não se aplica.
ADMINISTRAÇÃO SC
v  Não se aplica.
RECONSTITUIÇÃO/ESTABILIDADE
v  Apresenta-se em solução.
v  Não possui estabilidade
DILUIÇÃO/ESTABILIDADE
v  Diluir em ABD ou SG 5%.
v  Não possui estabilidade.
INCOMPATIBILIDADES
v  Cafeína e Teofilina.
INFORMAÇÕESADICIONAIS
v  Não deve ser refrigerado, pois pode ocorrer cristalização.
v  Monitorar PA e frequência cardíaca.

ÁGUA PARA INJEÇÃO

PRINCÌPIO ATIVO ÁGUA PARA INJEÇÂO
NOME COMERCIAL ÁGUA PARA INJEÇÂO
FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES:
v  Solução injetável estéril, apirogênica.
v  Ampolas de 5 mL, 10 mL, 20 mL. Em ampolas Plásticas Transparentes com 5 10 e 20 mL.
v  Frascos de 100 mL e 500 mL.
INDICAÇÃO
v  Veiculo para preparação de medicamentos para administração parenteral, para ressuspensão, dissolução ou diluição em formulações estéreis.
CONTRA-INDICAÇÕES:
v  Não possui contra - indicações, efeitos colaterais ou reações adversas se utilizada para o fim a que se propõe, que é como diluente de medicamentos
VIA DE ADMINISTRAÇÃO:
ADMINISTRAÇÃO POR VIA ENDOVENOSA
Conforme indicação do produto a ser diluído ou a critério médico, podendo ser administrada por:
VIA ORAL.
Em apresentações de ampolas plásticas transparentes com 5 , 10 e 20 mL.
USO ADULTO E PEDIÁTRICO
Composição:
Água para Injeção 100%.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
AÇÃO DO MEDICAMENTO:
v  Dentro das características do produto, e desde que corretamente utilizado conforme as orientações impostas por todos os itens de prescrição, este desenvolve plenamente sua eficiência terapêutica durante o tratamento.
PRAZO DE VALIDADE:
v  Seu prazo de validade é de 2 anos a partir da data de fabricação, ao que após este prazo pode não mais apresentar os efeitos desejados. Ao utilizar qualquer medicamento verifique sempre o prazo de validade impresso na embalagem. Não use o produto com prazo de validade vencido. Além de não obter o efeito desejado pode ser prejudicial para sua saúde.
PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS:
v  Evitar o uso quando constatado odor desagradável ou corpos estranhos no produto.
v  Se houver turvação no produto ou indícios de violação do frasco, o mesmo não deverá ser utilizado.
v  Manter fora do alcance das crianças.
v  Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica. Informe ao seu médico ou cirurgião dentista se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento.
v  .Não há contra - indicação relativa a faixas etárias.
MODO DE USAR:
v  Deve ser utilizado conforme orientações prescrita no item posologia.
v  Por ser de caráter estéril, não se procede em hipótese alguma  a guarda e conservação de volumes restantes das soluções utilizadas, devendo as mesmas serem descartadas.
v  Conservar ao abrigo do calor, umidade e luz natural direta.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
Características Farmacológicas:
A água para injetáveis por ser livre de medicamentos e não conter substancia adicionadas participa da dissolução de medicamentos sem apresentar problemas secundários.
Resultados de Eficácia: Como objeto de estudo, a eficiência terapêutica do produto se fez consagrada e registrada no meio científico pelo seu uso e aplicação na prática da área farmacêutica, estando suas características inscritas e comprovadas pelo compêndio oficial de renome United States Pharmacopeia XXII Edição Pág. 1456.

ALBUMINA

PRINCÍPIO ATIVO: ALBUMINA
NOME COMERCIAL: ALBUMINA HUMANA 20%
APRESENTAÇÃO Frasco-ampola 50mL
CLASSE FARMACOLÓGICA Fármaco do sangue e sistema hematopoético.
ADMINISTRAÇÃO IM
v  Não se aplica.
ADMINISTRAÇÃO EV EM BOLUS
v  Não se aplica.
ADMINISTRAÇÃO EV EMSOLUÇÃO
ADULTO:
Realizar assepsia do frasco-ampola com bola de algodão e álcool 70%.Conectar equipo simples na medicação e administrar lentamente conforme técnica EV.
PED:
Realizar assepsia do frasco-ampola com bola de algodão e álcool 70%.Conectar equipo simples na medicação e administrar lentamente conforme técnica EV.
NEO:
Realizar assepsia do frasco-ampola com bola de algodão e álcool 70%. Conectar equipo méd med na medicação e administrar lentamente conforme técnica EV.
ADMINISTRAÇÃO SC
v  Não se aplica.
RECONSTITUIÇÃO/ESTABILIDADE
v  Apresenta-se em solução.
v  Não possui estabilidade.
DILUIÇÃO/ ESTABILIDADE
v  Diluir em SF 0,9%, SG 5%.
v  Estável por 4h à temperatura ambiente.
INCOMPATIBILIDADE
v  Midazolan, Vancomicina, Verapamil.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
v  Pode ser diluído em solução salina.
v  Uma vez aberto o frasco de infusão, utilizá-lo imediatamente.
v  Não congelar.
ALPROSTADIL

PRINCÍPIO ATIVO: ALPROSTADIL
NOME COMERCIAL: PROSTAVASIN, BEDFORDALPROST
APRESENTAÇÃO Frasco-ampola 20mcg Frasco-ampola 500mcg
CLASSE FARMACOLÓGICA Prostaglandina vasoativa, auxiliar na disfunção erétil.
ADMINISTRAÇÃO IM
v  Não se aplica.
ADMINISTRAÇÃO EV EM BOLUS
v  Não se aplica.
ADMINISTRAÇÃO EV EM SOLUÇÃO
ADULTO:
Realizar assepsia da ampola com bola de algodão e álcool 70%, aspirar à dose da medicação prescrita com seringa de 10 mL, agulha 40X12. Realizar assepsia do dispositivo que será diluído com bola de algodão e álcool 70%, diluir em 100 mL de SF 0,9% ou SG 5%. Conectar equipo simples na medicação diluída e administrar lentamente conforme técnica EV.
PED:
Realizar assepsia frasco com bola de algodão e álcool 70%, Realizar a reconstituição introduzindo 10 mL de ABD com seringa de 10 mL, agulha 40X12, no frasco, homogeneizar o pó liofilizado com movimentos circulares assegurando completa homogeneidade da solução, aspirar a dose da medicação prescrita com agulha 40x12, seringa de 1mL.Realizar assepsia do dispositivo que será diluído a medicação, com bola de algodão e álcool 70%, introduzir a agulha 40x12 e diluir em SF 0,9% ou SG 5%conforme prescrição médica. Conectar equipo med méd na medicação diluída e administrar lentamente conforme técnica EV.
NEO:
Realizar assepsia frasco com bola de algodão e álcool 70%, Realizar a reconstituição introduzindo 5 mL de ABD com seringa de 5 mL, agulha 40X12, no frasco, homogeneizar o pó liofilizado com movimentos circulares assegurando completa homogeneidade da solução. Utilizar a seringa de 1 mL para aspirar a quantidade de medicação prescrita. Realizar assepsia do dispositivo que será diluído com bola de algodão e álcool 70%, diluir em SF 0,9% ou SG 5% conforme prescrição médica. Conectar equipo méd med na medicação diluída e administrar lentamente conforme técnica EV
ADMINISTRAÇÃO SC
v  Não se aplica.
RECONSTITUIÇÃO/ ESTABILIDADE
v  PROSTIN VR PEDIATRIC: Apresenta-se em solução.
v  PROSTIN VR PEDIATRIC: Reconstituído não possui estabilidade.
v  CAVERJECT: Reconstituir em água bacteriostática.
v  CAVERJECT: Reconstituído deve ser usado imediatamente.
v  PROSTAVASIN: Reconstituir em SF 0,9% ou SG 5%.
v  PROSTAVASIN: Estável por 24h sob temperatura entre 4 -23ºC.
DILUIÇÃO/ ESTABILIDADE
v  PROSTIN VR PEDIATRIC e PROSTAVASIN: Diluir em SF 0,9% ou SG 5%.
v  PROSTIN VR PEDIATRIC: Diluído é estável por 24h
v  CAVERJECT:. Diluído não possui estabilidade.
v  PROSTAVASIN: Diluído deve ser usado imediatamente
INCOMPATIBILIDADES
v  Agentes vasoativos,
v  Ciclosporinas.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
v  CAVERJECT deve ser usado somente o diluente próprio.
v  PROSTIN VR PEDIATRIC deve ser refrigerado a ampola intacta entre 2 a 8ºC.

ALTEPLASE

PRINCÍPIO ATIVO: ALTEPLASE
NOME COMERCIAL: ACTILYSE
APRESENTAÇÃO Frasco-ampola 50mL - 50mg
CLASSE FARMACOLÓGICA Trombolítico.
ADMINISTRAÇÃO IM
v  Não se aplica.
ADMINISTRAÇÃO EV EM BOLUS
v  Não se aplica.
ADMINISTRAÇÃO EV EM SOLUÇÃO
ADULTO:
Realizar assepsia do frasco-ampola com bola de algodão e álcool 70%.Conectar equipo para BI na medicação e administrar lentamente conforme técnica EV.
ADMINISTRAÇÃO SC
v  Não se aplica.
RECONSTITUIÇÃO/ESTABILIDADE
v  Reconstituir o frasco de 50mg com diluente próprio, imediatamente antes de administrar.
v  Não agitar o frasco vigorosamente. Estável por 8h à temperatura ambiente.
DILUIÇÃO/ESTABILIDADE
v  Diluir em SF 0,9%.
v  Estável por 24h sob-refrigeração ou 8h à temperatura ambiente.
INCOMPATIBILIDADES
v   Abciximab, AAS, Dipiridamol, Heparina, Ticlopidina, Varfarina, Ácido Valpróico, Cefamandol, Cefoperazona, Cefotetana, Plicamicina, Ticlopidina.
INFORMAÇÕESADICIONAIS
v  Deve ser administrado separadamente de outros medicamentos, correr contínuo;
v  Não deve ser usado água bacteriostática para reconstituição.Proteger a medicação da luz.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1.    CASTRO, M.S.; COSTA,T.D. Vias e métodos de administração e formas farmacêuticas. In: Farmacologia Clínica para Cirurgiões-Dentistas. 1999 p. 29-35.
2.    DINIS, A. P. Guia de preparação e administração de medicamentos por via parentérica. Disponível em:
3.    ENFERMAGEM BÁSICA - Teoria e Prática. 1999. Editora Reedel Ltda.
4.    FARIH, F. T. Manual de Diluição e Administração de Medicamentos Injetáveis. Rio de Janeiro:
5.    GIOVANI, A M.M. Enfermagem: cálculo e administração de medicamentos São Paulo: Legnar
6.    HORTA,WANDA AGUIAR. TEIXEIRA,MILTON DE SOUZA. Injeções Parenterais. Ver. Esc. Enfermagem USP 7(1):46-79.marc.1973.
7.    MANUAL DO AMBIENTE HOSPITALAR. São Paulo: Manual Real, 2005. p.55-7
8.    KAWAMOTO, E.E. FORTES, J.I. Fundamentos de Enfermagem. 1997. Editora Pedagógica e Universitária Ltda.
9.    MENDES, ISABEL AMÉLIA COSTA. NOGUEIRA, MARIA SUELY et al. Rev.Bras. Enfermagem. 41(2):93-6.abr-jun. 1988.
10. PHILLIPS, D. L. Manual de Terapia Intravenosa. Porto Alegre,: Artmed, 2001. Reichmann & Affonso Ed., 2000.
11. SCHULL, P. D. Enfermagem Básica: teoria e prática Cap. 6 A Terapia Intravascular p.277. Rideel, São
12. SOUZA, V. H. S; MOZACHI, N. Rotinas: administração de medicamentos.
13. TRISSEL, L.A. Handbook on Injectable Drugs. Houston, American Society of Health-System Pharmacists, 2007.
14. WEINSTEIN, S. Principles and Practice of Intravenous Therapy. New York, Lippincott, 2001.


Nenhum comentário:

Postar um comentário