segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

TÉCNICA DE ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS INJETÁVEIS PARTE 2

TÉCNICA DE ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS INJETÁVEIS PARTE 2


RELAÇÃO DE MEDICAMENTOS

AMICACINA
AMIODARONA CLORIDRATO
AMOXILINA SÓDICA + CLAVULONATO DE POTÁSSIO
AMPICILINA SÓDICA
AMPICILINA SÓDICA + SULBACTAM SÓDICO
ANFOTERICINA B LIPOSSOMAL
ANFOTERICINA B
ATRACÚRIO BESILATO
ATROPINA SULFATO
AZITROMICINA
AZTREONAM
AMICACINA

PRINCÍPIO ATIVO : AMICACINA
NOME COMERCIAL: NOVAMIM
APRESENTAÇÃO
v  Ampola 2mL (50mg/mL)
v  Ampola 2mL (125mg/mL)
v  Ampola 2mL (250mg/mL)
CLASSE FARMACOLÓGICA: Antibiótico e Antibacteriano.
ADMINISTRAÇÃO IM
ADULTO:
Realizar assepsia da ampola com bola de algodão e álcool 70%, realizar a reconstituição com água destilada e aspirar a medicação da ampola com agulha 40x12, seringa 5 mL, realizar antissepsia da pele com bola de algodão, álcool 70% e aplicar com agulha 30x8 conforme técnica IM.
PED:
Realizar assepsia da ampola com bola de algodão e álcool 70%, realizar a reconstituição com água destilada e aspirar a medicação da ampola com agulha 40x12, seringa 3 mL, realizar antissepsia da pele com bola de algodão, álcool 70% e aplicar com agulha 25x7 conforme técnica IM.
NEO:
Realizar assepsia da ampola com bola de algodão e álcool 70%, realizar a reconstituição com água destilada e aspirar a medicação da ampola com agulha 40x12, seringa 3 mL, realizar antissepsia da pele com bola de algodão, álcool 70% e aplicar com seringa de 1 mL e agulha 13x4,5 conforme técnica IM.
ADMINISTRAÇÃO EV EM BOLUS
v  Não se aplica.
ADMINISTRAÇÃO EV EM SOLUÇÃO
PED:
Realizar assepsia da ampola com bola de algodão e álcool 70%, aspirar a dose da medicação prescrita com seringa de 3 mL, agulha 40X12. Realizar assepsia do dispositivo que será diluído com bola de algodão e álcool 70%, diluir em SF 0,9%, SG 5% ou Ringer Lactato conforme prescrição médica. Conectar equipo méd med na medicação diluída e administrar lentamente conforme técnica EV.
NEO:
Realizar assepsia da ampola com bola de algodão e álcool 70%, aspirar a dose da medicação prescrita com seringa de 1 mL e agulha 40X12. Realizar assepsia do dispositivo que será diluído com bola de algodão e álcool 70%, diluir em SF 0,9%, SG 5% ou Ringer Lactato conforme prescrição médica. Conectar equipo med/med para BI na medicação diluída e administrar lentamente conforme técnica EV.
ADMINISTRAÇÃO SC
v  Não se aplica.
RECONSTITUIÇÃO/ESTABILIDADE
v  Apresenta-se em solução.
v  Não possui estabilidade.
DILUIÇÃO/ESTABILIDADE
v  Diluir em SF 0,9%, SG 5% ou Ringer Lactato.
v  Estável por 24 horas à temperatura ambiente na concentração final máxima para infusão de 0,25 e 5mg/mL.
v  Estável por 21 dias sob-refrigeração.
INCOMPATIBILIDADES
v  Dexametasona, Cloreto de potássio, Furosemida, Aminofilina.Precipitação imediata com Anfotericina B, Heparina sódica, Fenitoína sódica, Tiopentalsódico.
INFORMAÇÕESADICIONAIS
v  Não deve ser administrada com outros fármacos, mas separadamente
v  Infundir em 30 a 60 minutos no adulto e 1 a 2 horas no recém-nascido e lactente.

AMINOFILINA

PRINCÍPIO ATIVO : AMINOFILINA
NOME COMERCIAL: AMINOFILINA
APRESENTAÇÃO Ampola 10mL (24mg/mL)
CLASSE FARMACOLÓGICA Broncodilatador.
ADMINISTRAÇÃO IM
v  Não se aplica.
ADMINISTRAÇÃO EV EM BOLUS
v  Não se aplica
ADMINISTRAÇÃO EV EM SOLUÇÃO
ADULTO:
Realizar assepsia da ampola com bola de algodão e álcool 70%, aspirar a dose da medicação prescrita com seringa de 10 mL, agulha 40X12. Realizar assepsia do dispositivo que será diluído com bola de algodão e álcool 70%, diluir em 100 mL de SF 0,9% ou SG 5%. Conectar equipo simples na medicação diluída e administrar lentamente conforme técnica EV.
PED:
Realizar assepsia da ampola com bola de algodão e álcool 70%, aspirar a dose da medicação prescrita com seringa de 5 mL, agulha 40X12. Realizar assepsia do dispositivo que será diluído com bola de algodão e álcool 70%, diluir em SF 0,9% ou SG 5% conforme prescrição médica. Conectar equipo méd med na medicação diluída e  administrar lentamente conforme técnica EV.
NEO:
Realizar assepsia da ampola com bola de algodão e álcool 70%, aspirar a dose da medicação prescrita com seringa de 3 mL, agulha 40X12. Utilizar a seringa de 1 mL para aspirar a quantidade de medicação prescrita caso seja necessário. Realizar assepsia do dispositivo que será diluído com bola de algodão e álcool 70%, diluir em SF 0,9% ou SG5% conforme prescrição médica. Conectar equipo méd med na medicação diluída e administrar lentamente conforme técnica EV.
ADMINISTRAÇÃO SC
v  Não se aplica
RECONSTITUIÇÃO/ESTABILIDADE
v  Apresenta-se em solução
v  Não possui estabilidade.
DILUIÇÃO/ESTABILIDADE
v  Diluir em SF 0,9% ou SG 5%.
v  Estável por 24 horas em temperatura ambiente.
INCOMPATIBILIDADES
v  Cefotoxima, ceftriaxona, clindamicina, dobutamina, dopamina, epinefrina, fenitoína, hidrolazina, insulina, vancomicina.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
v  Proteger da luz.
v  Não congelar
AMIODARONA CLORIDRATO

PRINCÍPIO ATIVO: AMIODARONA,CLORIDRATO
NOME COMERCIAL: ATLANSIL
APRESENTAÇÃO Ampola 3ml (50mg/ml)
CLASSE FARMACOLÓGICA  Antiarrítmico.
ADMINISTRAÇÃO IM
v  Não se aplica.
ADMINISTRAÇÃO EV EM BOLUS
ADULTO:
Realizar assepsia da ampola com bola de algodão e álcool 70%, aspirar a dose da medicação prescrita com seringa de 10 ml, agulha 40X12, diluir em 07 ml de SG 5%. Realizar assepsia do dispositivo com bola de algodão, álcool 70% e administrar lentamente conforme técnica EV.
PED:
Realizar assepsia da ampola com bola de algodão e álcool 70%, aspirar a dose da medicação prescrita com seringa de 10 ml, agulha 40X12, diluir em SG 5%. Realizar assepsia do dispositivo com bola de algodão, álcool 70% e administrar lentamente conforme técnica EV.
NEO:
v  Não se aplica
ADMINISTRAÇÃO EV EM SOLUÇÃO
ADULTO:
Realizar assepsia da ampola com bola de algodão e álcool 70%, aspirar a dose da medicação prescrita com seringa de 3 ml, agulha 40X12. Realizar assepsia do dispositivo que será diluído com bola de algodão e álcool 70%, diluir em 100 ml de SG5%. Conectar equipo simples na medicação diluída e administrar lentamente conforme técnica EV.
PED:
Realizar assepsia da ampola com bola de algodão e álcool 70%, aspirar a dose da medicação prescrita com seringa de 3 ml, agulha 40X12. Realizar assepsia do dispositivo que será diluído com bola de algodão e álcool 70%, diluir em SG 5%conforme prescrição médica. Conectar equipo med med para BI na medicação diluída e administrar lentamente conforme técnica EV.
NEO:
Realizar assepsia da ampola com bola de algodão e álcool 70%, aspirar a dose da medicação prescrita com seringa de 3 ml, agulha 40X12. Utilizar a seringa de 1 ml para aspirar a quantidade de medicação prescrita caso necessário. Realizar assepsia do dispositivo que será diluído com bola de algodão e álcool 70%, diluir em SG 5%conforma prescrição médica. Conectar equipo med med para BI na medicação diluída e administrar lentamente conforme técnica EV.
ADMINISTRAÇÃO SC
v  Não se aplica.
RECONSTITUIÇÃO/ESTABILIDADE
v  Apresenta-se em solução.
v  Não possui estabilidade.
DILUIÇÃO/ESTABILIDADE
v  Diluir em SG 5%.
v  Depois de diluído tem estabilidade de 24 horas em frascos de vidro ou polietileno, á temperatura ambiente.
INCOMPATIBILIDADES
v  A solução injetável e incompatível com aminofilina, flucloxacilina, heparina, bicarbonato de sódio, ampicilina/sulbactam, ceftazidina, digoxina, furosemida, imipenem, sulfato de magnésio, piperacilina, fosfato de potássio e fosfato de sódio. bicarbonato de sódio, cefazolina, NaCl.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
v  Não administrar em [ ] menores que 150mg, pois pode ocorrer precipitação.
v  Atenção: Amiodarona apresenta número elevado de interações de medicamentos, por isso é necessário uma pesquisa específica ao avaliar a terapia com este fármaco. Sinais/sintomas de toxicidade: alteração de ECG e PA, letargia, edema de mãos e pés, perda de peso, alterações na função pulmonar, hepática e da tireoide.
AMOXICILINA SÓDICA + CLAVULONATO DE POTÁSSIO

PRINCÍPIO ATIVO : AMOXICILINA SÓDICA +CLAVULONATO DE POTÁSSIO
NOME COMERCIAL: CLAVULIN
APRESENTAÇÃO Frasco-ampola 1g/200mg
CLASSE FARMACOLÓGICA  Antibiótico bactericida de amplo espectro.
ADMINISTRAÇÃO IM
v  Não se aplica.
ADMINISTRAÇÃO EV EM BOLUS
ADULTO:
Realizar assepsia frasco com bola de algodão e álcool a 70%. Realizar a reconstituição introduzindo 15 mL de ABD, com seringa de 20 mL, agulha 40X12, no frasco, homogeneizar o pó liofilizado com movimentos circulares assegurando completa homogeneidade da solução, aspirar a dose da medicação prescrita com agulha 40x12, seringa de 20mL. Administrar lentamente conforme técnica EV
PED:
Realizar assepsia frasco com bola de algodão e álcool 70%, Realizara reconstituição introduzindo 10 mL de ABD, com seringa de 10 mL, agulha40X12, no frasco, homogeneizar o pó liofilizado com movimentos circulares assegurando completa homogeneidade da solução, aspirar a dose da medicação prescrita com, agulha 40x12, seringa de 20mL. Administrar lentamente conforme técnica EV.
NEO:
v  Não se aplica
ADMINISTRAÇÃO EV EM SOLUÇÃO
ADULTO:
Realizar assepsia frasco com bola de algodão e álcool 70%,Realizar a reconstituição introduzindo 10 mL de ABD, com seringa de 10 mL,agulha 40X12, no frasco, homogeneizar o pó liofilizado com movimentos circulares assegurando completa homogeneidade da solução, aspirar a dose da medicação prescrita com agulha 40x12, seringa de 10 mL. Realizar antissepsia do dispositivo que será diluído a medicação com bola de algodão e álcool 70%, introduzir a agulha 40x12 e diluir em 100 mL de SF 0,9%, ABD ou Ringer Lactato. Conectar equipo intrafix simples na medicação diluída e administrar lentamente conforme técnica EV.Administrar lentamente conforme técnica EV.
PED:
Realizar assepsia frasco com bola de algodão e álcool a 70%. Realizar a reconstituição introduzindo 10 mL de ABD, com seringa de 10 mL, agulha40X12, no frasco, homogeneizar o pó liofilizado com movimentos circulares assegurando completa homogeneidade da solução, aspirar a dose da medicação prescrita com agulha 40x12, seringa de 10 mL. Realizar assepsia do dispositivo que será diluído a medicação, com bola de algodão e álcool 70%, introduzir a agulha 40x12 e diluir em SF 0,9%, ABD ou Ringer Lactato conforme prescrição médica. Conectar equipo med na medicação diluída e administrar lentamente conforme técnica EV.
NEO:
Realizar assepsia frasco com bola de algodão e álcool a 70%. Realizar a reconstituição introduzindo 10 mL de ABD com seringa de 10 mL, agulha40X12, no frasco, homogeneizar o pó liofilizado com movimentos circulares assegurando completa homogeneidade da solução, aspirar a dose da medicação prescrita com agulha 40x12, seringa de 1mL. Realizar assepsia do dispositivo que será diluído a medicação, com bola de algodão e álcool70%, introduzir a agulha 40x12 e diluir em SF 0,9%, ABD ou Ringer Lactato conforme prescrição médica. Conectar equipo med med na medicação diluída e administrar lentamente conforme técnica EV.
ADMINISTRAÇÃO SC
v  Não se aplica.
RECONSTITUIÇÃO/ESTABILIDADE
v  Reconstituir em ABD 10 mL.
v  Estável por 10 dias sob-refrigeração.
DILUIÇÃO/ESTABILIDADE
v  Diluir em ABD, Ringer Lactato ou SF 0,9%.
v  Estável à temperatura ambiente por 3h (se diluído com Ringer Lactato), 4h(se diluído com SF 0,9%, ABD) e 8h sob-refrigeração (se diluído com SF 0,9% ou ABD)
INCOMPATIBILIDADE
v  Varfarina, probenicida, alopurinol.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
v  Pode precipitar em contato com SG ou bicarbonato e interage com anticoagulante.

AMPICILINA SODICA

PRINCÍPIO ATIVO: AMPICILINA SODICA
NOME COMERCIAL: AMPICILINA
APRESENTAÇÃO Frasco-Ampola 500mg
CLASSE FARMACOLÓGICA Antibiótico, Antibacteriano
ADMINISTRAÇÃO IM
ADULTO:
Realizar assepsia do frasco-ampola com bola de algodão e álcool 70%,realizar a reconstituição em 5 mL de ABD ou SF 0,9% e aspirar a medicação do frasco-ampola com agulha 40x12, seringa 5 mL, realizar antissepsia da pele com bola de algodão, álcool 70% e aplicar com agulha 30x8 conforme técnica IM.
PED:
Realizar assepsia do frasco-ampola com bola de algodão e álcool 70%, realizar a reconstituição em 5 mL de ABD ou SF 0,9% e aspirar a medicação do frasco-ampola com agulha 40x12, seringa 5 mL, realizar antissepsia da pele com bola de algodão, álcool 70%e aplicar com agulha 25x7 conforme técnica IM.
NEO:
Realizar assepsia do frasco-ampola com bola de algodão e álcool 70%, realizar a reconstituição em 5 mL de ABD ou SF 0,9% e aspirar a medicação do frasco-ampola com agulha 40x12, seringa 5 mL, realizar antissepsia da pele com bola de algodão, álcool70% e aplicar com seringa de 1 mL e agulha 13x4,5 conforme técnica IM.
ADMINISTRAÇÃO EV EM BOLUS
ADULTO:
Realizar assepsia do frasco-ampola com bola de algodão e álcool 70%, Realizar a reconstituição de 1g introduzindo 10 mL de ABD com seringa de 10 mL, agulha 40X12 no frasco-ampola, homogeneizar o pó liofilizado com movimentos circulares assegurando completa homogeneidade da solução, aspirar a dose da medicação prescrita. Administrar lentamente conforme técnica EV.
PED:
v  Não se aplica.
NEO:
v  Não se aplica.
ADMINISTRAÇÃO EV EM SOLUÇÃO ADULTO:
Realizar assepsia do frasco-ampola com bola de algodão e álcool 70%. Realizar a reconstituição introduzindo 10 mL de ABD com seringa de 10 mL, agulha 40X12, no frasco-ampola, homogeneizar o pó liofilizado com movimentos circulares assegurando completa homogeneidade da solução e aspirar a dose da medicação prescrita. Realizar assepsia do dispositivo que será diluído a medicação, com bola de algodão e álcool 70%, diluir em 100 mL de SF 0,9% ou SG 5%. Conectar equipo simples na medicação diluída e administrar lentamente conforme técnica EV.
PED:
Realizar assepsia do frasco-ampola com bola de algodão e álcool 70%. Realizar a reconstituição introduzindo 5mL de ABD com seringa de 5 mL, agulha 40X12, no frasco-ampola, homogeneizar o pó liofilizado com movimentos circulares assegurando completa homogeneidade da solução e aspirar a dose da medicação prescrita. Realizar assepsia do dispositivo que será diluído a medicação, com bola de algodão e álcool 70%, diluir em SF 0,9% ou SG 5% conforme prescrição médica. Conectar equipo méd méd ou em B.I na medicação diluída e administrar lentamente conforme técnica EV.
NEO:
Realizar assepsia frasco-ampola com bola de algodão e álcool 70%, Realizar a reconstituição introduzindo 5 mL de ABD com seringa de 5 mL, agulha 40X12, no frasco-ampola, homogeneizar o pó liofilizado com movimentos circulares assegurando completa homogeneidade da solução e aspirar a dose da medicação prescrita com seringa de 1mL. Realizar assepsia do dispositivo que será diluído a medicação, com bola de algodão e álcool 70%, diluir em SF 0,9% ou SG 5% conforme prescrição médica. Conectar equipo med med na medicação diluída e administrar lentamente conforme técnica EV.
ADMINISTRAÇÃO SC
v  Não se aplica.
RECONSTITUIÇÃO/ESTABILIDADE
v  IM: Reconstituição com ABD ou SF 0,9%.
v  IV: Reconstituição com ABD.
v  Reconstituído é estável por 1 hora a temperatura ambiente e 4 horas sob refrigeração.
DILUIÇÃO/ESTABILIDADE
v  Diluir em SG 5%, SF 0,9%.
v  Após diluição em temperatura ambiente é estável por 2 horas em SF ou SG e sob-refrigeração é estável por 4 horas em SG e por 72 horas em SF.
INCOMPATIBILIDADES
v  Metoclopramida, Ranitidina, Ringer, Bicarbonato de sódio.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
v  Deve ser administrado lentamente, cerca de 10-15 minutos. A administração rápida pode causar convulsões.
v  A estabilidade da ampicilina em solução é concentração dependente e diminui na medida em que a concentração do fármaco aumenta.

AMPICILINA SODICA+SULBACTAM SODICO

PRINCÍPIO ATIVO: AMPICILINA SODICA+SULBACTAM SODICO
NOME COMERCIAL: UNASYN
APRESENTAÇÃO Frasco-ampola 0,5g + 1g Frasco-ampola 1g/2g
CLASSE FARMACOLÓGICA Antimicrobiano
ADMINISTRAÇÃO IM
ADULTO:
Realizar assepsia do frasco-ampola com bola de algodão e álcool 70%, realizar a reconstituição com 1,5g com 3,5 mL de ABD ou cloridrato de lidocaína a 0,5%ou 2%.e aspirar a medicação do frasco-ampola com agulha 40x12, seringa 5mL, realizar antissepsia da pele com bola de algodão, álcool 70% e aplicar com agulha 30x8 conforme técnica IM.
PED:
Realizar assepsia do frasco-ampola com bola de algodão e álcool 70%, realizar a reconstituição introduzindo 10mL ABD ou cloridrato de lidocaína a 0,5% ou 2% e aspirara medicação do frasco-ampola com agulha 40x12, seringa 5mL, realizar antissepsia da pele com bola de algodão, álcool 70% e aplicar com agulha 25x7 conforme técnica IM.
NEO:
Realizar assepsia do frasco-ampola com bola de algodão e álcool 70%, realizar a reconstituição em 10 mL de ABD ou SF 0,9% e aspirar a medicação do frasco-ampola com agulha 40x12, seringa 10 mL, realizar antissepsia da pele com bola de algodão, álcool 70% e aplicar com seringa de 1 mL e agulha 13x4,5 conforme técnica IM.
ADMINISTRAÇÃO EV EM BOLUS
ADULTO:
Realizar assepsia do frasco-ampola com bola de algodão e álcool 70%,Realizar a reconstituição introduzindo 8 mL de ABD ou SF 0,9% com seringa de 20 mL, agulha 40X12, no frasco-ampola, homogeneizar o pó liofilizado com movimentos circulares assegurando completa homogeneidade da solução, aspirar o diluente completando para 20 mL. Administrar lentamente conforme técnica EV.
PED:
v  Não se aplica
NEO:
v  Não se aplica.
ADMINISTRAÇÃO EV EM SOLUÇÃO
ADULTO:
Realizar assepsia do frasco-ampola com bola de algodão e álcool 70%.Realizar a reconstituição introduzindo 8 mL de ABD com seringa de 10 mL, agulha 40X12,no frasco-ampola, homogeneizar o pó liofilizado com movimentos circulares assegurando completa homogeneidade da solução e aspirar a dose da medicação prescrita. Realizar assepsia do dispositivo que será diluído a medicação, com bola de algodão e álcool 70%, introduzir a agulha 40x12 e diluir em 100 mL de SF 0,9%, ABD ou SG 5%. Conectar equipo simples na medicação diluída e administrar lentamente conforme técnica EV.
PED:
Realizar assepsia do frasco-ampola com bola de algodão e álcool 70%. Realizar a reconstituição introduzindo 8 mL de ABD com seringa de 10 mL, agulha 40X12, no frasco-ampola, homogeneizar o pó liofilizado com movimentos circulares assegurando completa homogeneidade da solução e aspirar a dose da medicação prescrita. Realizar assepsia do dispositivo que será diluído a medicação, com bola de algodão e álcool70%, introduzir a agulha 40x12 e diluir em SF 0,9%, ABD ou SG 5% conforme prescrição médica. Conectar equipo méd med na medicação diluída e administrar lentamente conforme técnica EV.
NEO:
Realizar assepsia frasco com bola de algodão e álcool 70%, Realizar a reconstituição introduzindo 10 mL de ABD com seringa de 10 mL, agulha 40X12, no frasco, homogeneizar o pó liofilizado com movimentos circulares assegurando completa homogeneidade da solução, aspirar a dose da medicação prescrita com agulha 40x12, seringa de 1mL.Realizar assepsia do dispositivo que será diluído a medicação, com bola de algodão e álcool 70%, introduzir a agulha 40x12 e diluir em SF 0,9% ou SG 5%conforme prescrição médica. Conectar equipo med méd na medicação diluída e administrar lentamente conforme técnica EV.
ADMINISTRAÇÃO SC
v  Não se aplica.
RECONSTITUIÇÃO/ESTABILIDADE
v  IM: Reconstituição com ABD ou cloridrato de lidocaína a 0,5% ou 2%.
v  IV: Reconstituição com ABD ou SF 0,9%.Reconstituído é estável por 1 hora à temperatura ambiente.
DILUIÇÃO/ESTABILIDADE
Diluir em
v  SF 0,9%, SG 5% ou ABD.
v  Após diluição a estabilidade varia de acordo com diluente e concentração:
v  SF – 8 horas em temperatura ambiente e 48 horas sob-refrigeração;
v  SG – 2 horas a temperatura ambiente e 4 horas sob-refrigeração;
v  Ringer Lactato – 8 horas a temperatura ambiente e 24 horas sob refrigeração.
INCOMPATIBILIDADES:
v  Alopurinol, Tetraciclina, Cloranfenicol, Aminoglicosídeos, Diltiazem, Ondasetrona.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
v  IM fazer profundamente em grande quantidade de massa muscular.

AMPICILINA SODICA+SULBACTAM SODICO

PRINCÍPIO ATIVO: AMPICILINA SODICA+SULBACTAM SODICO
NOME COMERCIAL: UNASYN
APRESENTAÇÃO Frasco-ampola 0,5g + 1g Frasco-ampola 1g/2g
CLASSE FARMACOLÓGICA Antimicrobiano
ADMINISTRAÇÃO IM
ADULTO:
Realizar assepsia do frasco-ampola com bola de algodão e álcool 70%, realizar a reconstituição com 1,5g com 3,5 mL de ABD ou cloridrato de lidocaína a 0,5%ou 2%.e aspirar a medicação do frasco-ampola com agulha 40x12, seringa 5mL, realizar antissepsia da pele com bola de algodão, álcool 70% e aplicar com agulha 30x8 conforme técnica IM.
PED:
Realizar assepsia do frasco-ampola com bola de algodão e álcool 70%, realizar a reconstituição introduzindo 10mL ABD ou cloridrato de lidocaína a 0,5% ou 2% e aspirara medicação do frasco-ampola com agulha 40x12, seringa 5mL, realizar antissepsia da pele com bola de algodão, álcool 70% e aplicar com agulha 25x7 conforme técnica IM.
NEO:
Realizar assepsia do frasco-ampola com bola de algodão e álcool 70%, realizar a reconstituição em 10 mL de ABD ou SF 0,9% e aspirar a medicação do frasco-ampola com agulha 40x12, seringa 10 mL, realizar antissepsia da pele com bola de algodão, álcool 70% e aplicar com seringa de 1 mL e agulha 13x4,5 conforme técnica IM.
ADMINISTRAÇÃO EV EM BOLUS
ADULTO:
Realizar assepsia do frasco-ampola com bola de algodão e álcool 70%,Realizar a reconstituição introduzindo 8 mL de ABD ou SF 0,9% com seringa de 20 mL, agulha 40X12, no frasco-ampola, homogeneizar o pó liofilizado com movimentos circulares assegurando completa homogeneidade da solução, aspirar o diluente completando para 20 mL. Administrar lentamente conforme técnica EV.
PED:
v  Não se aplica
NEO:
v  Não se aplica.
ADMINISTRAÇÃO EV EM SOLUÇÃO
ADULTO:
Realizar assepsia do frasco-ampola com bola de algodão e álcool 70%.Realizar a reconstituição introduzindo 8 mL de ABD com seringa de 10 mL, agulha 40X12,no frasco-ampola, homogeneizar o pó liofilizado com movimentos circulares assegurando completa homogeneidade da solução e aspirar a dose da medicação prescrita. Realizar assepsia do dispositivo que será diluído a medicação, com bola de algodão e álcool 70%, introduzir a agulha 40x12 e diluir em 100 mL de SF 0,9%, ABD ou SG 5%. Conectar equipo simples na medicação diluída e administrar lentamente conforme técnica EV.
PED:
Realizar assepsia do frasco-ampola com bola de algodão e álcool 70%. Realizar a reconstituição introduzindo 8 mL de ABD com seringa de 10 mL, agulha 40X12, no frasco-ampola, homogeneizar o pó liofilizado com movimentos circulares assegurando completa homogeneidade da solução e aspirar a dose da medicação prescrita. Realizar assepsia do dispositivo que será diluído a medicação, com bola de algodão e álcool70%, introduzir a agulha 40x12 e diluir em SF 0,9%, ABD ou SG 5% conforme prescrição médica. Conectar equipo méd med na medicação diluída e administrar lentamente conforme técnica EV.
NEO:
Realizar assepsia frasco com bola de algodão e álcool 70%, Realizar a reconstituição introduzindo 10 mL de ABD com seringa de 10 mL, agulha 40X12, no frasco, homogeneizar o pó liofilizado com movimentos circulares assegurando completa homogeneidade da solução, aspirar a dose da medicação prescrita com agulha 40x12, seringa de 1mL.Realizar assepsia do dispositivo que será diluído a medicação, com bola de algodão e álcool 70%, introduzir a agulha 40x12 e diluir em SF 0,9% ou SG 5%conforme prescrição médica. Conectar equipo med méd na medicação diluída e administrar lentamente conforme técnica EV.
ADMINISTRAÇÃO SC
v  Não se aplica.
RECONSTITUIÇÃO/ESTABILIDADE
v  IM: Reconstituição com ABD ou cloridrato de lidocaína a 0,5% ou 2%.
v  IV: Reconstituição com ABD ou SF 0,9%.Reconstituído é estável por 1 hora à temperatura ambiente.
DILUIÇÃO/ESTABILIDADE
Diluir em
v  SF 0,9%, SG 5% ou ABD.
v  Após diluição a estabilidade varia de acordo com diluente e concentração:
v  SF – 8 horas em temperatura ambiente e 48 horas sob-refrigeração;
v  SG – 2 horas a temperatura ambiente e 4 horas sob-refrigeração;
v  Ringer Lactato – 8 horas a temperatura ambiente e 24 horas sob refrigeração.
INCOMPATIBILIDADES:
v  Alopurinol, Tetraciclina, Cloranfenicol, Aminoglicosídeos, Diltiazem, Ondasetrona.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
v  IM fazer profundamente em grande quantidade de massa muscular.

ANFOTERICINA B

PRINCÍPIO ATIVO : ANFOTERICINA B
NOME COMERCIAL: FUNGIZON
APRESENTAÇÃO Frasco-ampola 50mg
CLASSE FARMACOLÓGICA  Antifúngico, Antiprotozoário.
ADMINISTRAÇÃO IM
v  Não se aplica.
ADMINISTRAÇÃO EV EM BOLUS
v  Não se aplica.
ADMINISTRAÇÃO EV EM SOLUÇÃO
ADULTO:
Realizar assepsia do frasco-ampola com bola de algodão e álcool 70%. Realizar a reconstituição introduzindo 8 mL de ABD com seringa de 10 mL, agulha 40X12, no frasco-ampola, homogeneizar o pó liofilizado com movimentos circulares assegurando completa homogeneidade da solução e aspirar a dose da medicação prescrita. Realizarassepsia do dispositivo que será diluído a medicação, com bola de algodão e álcool 70%diluir em 500 mL de SG 5 %. Conectar equipo simples na medicação diluída e administrarlentamente conforme técnica EV.
PED:
Realizar assepsia do frasco-ampola com bola de algodão e álcool 70%. Realizar a reconstituição introduzindo 5 mL em ABD com seringa de 5 mL, agulha 40X12, no frasco-ampola, homogeneizar o pó liofilizado com movimentos circulares assegurando completahomogeneidade da solução e aspirar a dose da medicação prescrita. Realizar assepsiado dispositivo que será diluído a medicação, com bola de algodão e álcool 70%, diluir em SG 5 % conforme precsrição médica. Conectar equipo med méd na medicação diluída eadministrar lentamente (infundir em 2 a 6 horas) conforme técnica EV. Após 4 horas deinfusão utilizar equipo med méd fotossensível.
NEO:
Realizar assepsia frasco-ampola com bola de algodão e álcool 70%, Realizar a reconstituição introduzindo 5 mL em ABD com seringa de 5 mL, agulha 40X12, no frasco-ampola, homogeneizar o pó liofilizado com movimentos circulares assegurando completahomogeneidade da solução e aspirar a dose da medicação prescrita com seringa de 1mL. Realizar assepsia do dispositivo que será diluído a medicação, com bola de algodãoe álcool 70%, diluir em SG 5% conforme prescrição médica. Conectar equipo med medna medicação diluída e administrar lentamente (infundir em 2 a 6 horas) conformetécnica EV. Após 4 horas de infusão utilizar equipo méd méd fotossensível.
ADMINISTRAÇÃO SC
v  Não se aplica.
RECONSTITUIÇÃO/ESTABILIDADE
v  Reconstituído com ABD.
v  Reconstituído é estável por 24 horas a temperatura ambiente e 7 dias sob refrigeração.
DILUIÇÃO/ESTABILIDADE
v  Diluir em SG 5%.
v  Diluído deve ser administrado imediatamente.
INCOMPATIBILIDADES
v  Alopurinol, Amicacina, Cimetidina, Dopamina, Ranitidina, Ampicilina, Verapamil, Acetilcisteína, Heparina, Ringer Lactato.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
v  É um fármaco instável, dependendo da exposição ao calor, ph baixo.
v  O pó deve ser mantido sob-refrigeração.
v  Contra indicado no caso de insuficiência renal e gravidez.
v  Desprezar o medicamento reconstituído ou diluído em caso de turvação ou precipitação.
v  Não deve ser diluída em SF ou Ringer Lactato.

ATRACÚRIO, BESILATO

PRINCÍPIO ATIVO :ATRACÚRIO, BESILATO
NOME COMERCIAL:TRACRIUM
APRESENTAÇÃO Ampola 2,5 mL -10mg/mL;
CLASSE FARMACOLÓGICA Bloqueador neuromuscular não despolarizante.
ADMINISTRAÇÃO IM
v  Não se aplica.
ADMINISTRAÇÃO EV EM BOLUS
ADULTO:
Realizar assepsia da ampola com bola de algodão e álcool 70%, aspirar adose da medicação prescrita com seringa de 10 mL, agulha 40X12, diluir em 10 mL de SF 0,9% ou SG 5%. Realizar assepsia do dispositivo com bola de algodão, álcool 70%e administrar lentamente conforme técnica EV.
PED:
v  Não se aplica.
NEO:
v  Não se aplica.
ADMINISTRAÇÃO EV EM SOLUÇÃO
v  Não se aplica.
ADMINISTRAÇÃO SC
v  Não se aplica.
RECONSTITUIÇÃO/ESTABILIDADE
v  Apresenta-se em solução.
v  Não possui estabilidade.
DILUIÇÃO/ESTABILIDADE
v  Diluir em SF 0, 9% e SG 5%.
v  Não possui estabilidade.
INCOMPATIBILIDADES
v  Aminofilina, Barbitúricos, Cefazolina, Diazepam, Heparina, Nitroprussiato de Sódio, Propofol, Quinidina, Ranitidina, Tiopental.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
v  Urticária, exantema, sibilação, hipotensão, bradicardia, broncoespasmo.

ATROPINA SULFATO

PRINCÍPIO ATIVO: ATROPINA
NOME COMERCIAL: ATROPINA
APRESENTAÇÃO
v  Ampola de 1mL (0,25mg/mL)
v  Ampola de 1mL ( 0,5mg/mL)
CLASSE FARMACOLÓGICA Broncodilatador, antisecretório, antiarrítmico, antiespasmódico, midriático e ciclopégico.
ADMINISTRAÇÃO IM
ADULTO:
Realizar assepsia da ampola com bola de algodão e álcool 70%, aspirar a medicação da ampola com agulha 40x12, seringa 3 mL, realizar antissepsia da pele com bola de algodão, álcool 70% e aplicar com agulha 30x8 conforme técnica IM.
PED:
Realizar assepsia da ampola com bola de algodão e álcool 70%, aspirar a medicação da ampola com agulha 40x12, seringa 1 mL, realizar antissepsia da pele com bola de algodão, álcool 70% e aplicar com agulha 25x7 conforme técnica IM.
NEO:
Realizar assepsia da ampola com bola de algodão e álcool 70%, aspirar amedicação da ampola com agulha 40x12, seringa 1 mL, realizar antissepsia da pele com bola de algodão, álcool 70% e aplicar com seringa de 1 mL e agulha 13x 4,5 conforme técnica IM.
ADMINISTRAÇÃO EV EM BOLUS
ADULTO:
Realizar assepsia da ampola com bola de algodão e álcool 70%, aspirar a doseda medicação prescrita com seringa de 3 mL e agulha 40X12. Realizar assepsia do dispositivo com bola de algodão, álcool 70% e administrar lentamente conforme técnica EV.
PED:
Realizar assepsia da ampola com bola de algodão e álcool 70%, aspirar a dose damedicação prescrita com seringa de 3 mL e agulha 40X12. Realizar assepsia do dispositivocom bola de algodão, álcool 70% e administrar lentamente conforme técnica EV.
NEO:
Realizar assepsia da ampola com bola de algodão e álcool 70%, aspirar a dose damedicação prescrita com seringa de 10 mL, agulha 40X12 e realizar a diluição em 10 mL de ABD. Passar para seringa de 1 mL caso seja necessário visualização da dose prescrita. Utilizar a seringa de 10 mL para administrar a dose caso o cateter seja PICC. Realizar assepsia do dispositivo com bola de algodão, álcool 70% e administrar lentamenteconforme técnica EV.
ADMINISTRAÇÃO EV EM SOLUÇÃO
v  Não se aplica
ADMINISTRAÇÃO SC
v  Não se aplica
RECONSTITUIÇÃO/ ESTABILIDADE
v  Apresenta-se em solução
v  Não possui estabilidade
DILUIÇÃO/ ESTABILIDADE
v  Não se aplica
INCOMPATIBILIDADE
Bicarbonato de Sódio, Norepinefrina, Pentobarbital, Tiopental, Ampicilina, Clorafenicol, Cimetidina, Epinefrina, Isoproterenol, Promazina, Varfarina
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
v  Pode causar desorientação, desmaio ou confusão.
v  Monitorar frequência cardíaca.

AZITROMICINA

PRINCÍPIO ATIVO: AZITROMICINA
NOME COMERCIAL: ZITROMAX
APRESENTAÇÃO Frasco ampola 500mg
CLASSE FARMACOLÓGICA  Antibiótico bacteriostático.
ADMINISTRAÇÃO IM
v  Não se aplica.
ADMINISTRAÇÃO EV EM BOLUS
v  Não se aplica.
ADMINISTRAÇÃO EV EM SOLUÇÃO
ADULTO:
Realizar assepsia do frasco-ampola com bola de algodão e álcool 70%. Realizar a reconstituição introduzindo 4,8 mL de ABD com seringa de 5 mL, agulha 40X12, no frasco-ampola, homogeneizar o pó liofilizado com movimentos circularesassegurando completa homogeneidade da solução e aspirar a dose da medicaçãoprescrita. Realizar assepsia do dispositivo que será diluído a medicação, com bola de algodão e álcool 70%, diluir em 100 mL de SF 0,9%, SG 5% ou Ringer Lactato Conectar equipo simples na medicação diluída e administrar lentamente conforme técnica EV.
PED:
Realizar assepsia do frasco-ampola com bola de algodão e álcool 70%. Realizara reconstituição introduzindo 5mL de ABD com seringa de 5 mL, agulha 40X12, nofrasco-ampola, homogeneizar o pó liofilizado com movimentos circulares assegurando completa homogeneidade da solução e aspirar a dose da medicação prescrita. Realizarassepsia do dispositivo que será diluído a medicação, com bola de algodão e álcool 70%, em SF 0,9%, SG 5% ou Ringer Lactato conforme prescrição médica. Conectar equipo méd med para BI na medicação diluída e administrar lentamente conformetécnica EV.
NEO:
Realizar assepsia frasco-ampola com bola de algodão e álcool 70%, Realizar a reconstituição introduzindo 5mL de ABD com seringa de 5 mL, agulha 40X12, no frasco-ampola, homogeneizar o pó liofilizado com movimentos circulares assegurando completa homogeneidade da solução e aspirar a dose da medicação prescrita comseringa de 1 mL. Realizar assepsia do dispositivo que será diluído a medicação, combola de algodão e álcool 70%, diluir em SF 0,9%, SG 5% ou Ringer Lactato conformeprescrição. Conectar equipo med med para BI na medicação diluída e administrarlentamente conforme técnica EV.
ADMINISTRAÇÃO SC
v  Não se aplica.
RECONSTITUIÇÃO/ ESTABILIDADE
v  Reconstituir em Água destilada.
v  Reconstituído é estável por 24h à temperatura ambiente ou 7 dias sob refrigeração.
DILUIÇÃO/ ESTABILIDADE
v  Diluir em SF 0,9%, SG 5% ou Ringer Lactato.
v  Diluído deve ser utilizado imediatamente após preparo.
INCOMPATIBILIDADES
v  Não foram encontrados informações na literatura.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
v  Deve ser administrado pelo menos 1 hora antes ou 2 horas após as refeições.


AZTREONAM

PRINCÍPIO ATIVO: AZTREONAM
NOME COMERCIAL: AZACTAM
APRESENTAÇÃO Frasco- ampola 1g
CLASSE FARMACOLÓGICA Antibiótico bactericida.
ADMINISTRAÇÃO IM ADULTO:
Realizar assepsia do frasco-ampola com bola de algodão e álcool 70%, realizar a reconstituição de 1 gr em 3 mL de ABD, homogeneizar o pó liofilizado com movimentos circulares assegurando completa homogeneidade da solução, aspirar adose da medicação prescrita com agulha 40x12, seringa 5mL, realizar antissepsia dapele com bola de algodão, álcool 70% e aplicar com agulha 30x8 conforme técnica IM.
ADMINISTRAÇÃO EV EM BOLUS
ADULTO:
Realizar assepsia do frasco-ampola com bola de algodão e álcool 70%.Realizar a reconstituição de 1 grama introduzindo 3 mL de ABD com seringa de 10 mL,agulha 40X12, no frasco-ampola, homogeneizar o pó liofilizado com movimentoscirculares assegurando completa homogeneidade da solução, aspirar a dose damedicação prescrita. Administrar lentamente conforme técnica EV.
PED:
v  Não se aplica
NEO:
v  Não se aplica.
ADMINISTRAÇÃO EV EM SOLUÇÃO
ADULTO:
Realizar assepsia do frasco-ampola com bola de algodão e álcool 70%. Realizar a reconstituição de 1 gr introduzindo 3 mL de ABD com seringa de 5 mL, agulha 40X12, no frasco-ampola, homogeneizar o pó liofilizado com movimentos circulares assegurando completa homogeneidade da solução e aspirar a dose da medicação prescrita. Realizar assepsia do dispositivo que será diluído a medicação, com bola de algodão e álcool 70%, diluir em 50 mL de SF 0,9%, ABD ou SG 5%. Conectar equiposimples na medicação diluída e administrar lentamente conforme técnica EV.
PED:
Realizar assepsia do frasco-ampola com bola de algodão e álcool 70%. Realizar a reconstituição introduzindo 10 mL de ABD com seringa de 10 mL, agulha 40X12, no frasco-ampola, homogeneizar o pó liofilizado com movimentos circulares assegurando completa homogeneidade da solução e aspirar a dose da medicação prescrita. Realizarassepsia do dispositivo que será diluído a medicação, com bola de algodão e álcool70%, diluir em SF 0,9%, ABD ou SG 5% conforme prescrição médica. Conectar equipoméd med na medicação diluída e administrar lentamente conforme técnica EV.
NEO:
Realizar assepsia frasco-ampola com bola de algodão e álcool 70%, Realizar a reconstituição introduzindo 10mL de ABD com seringa de 10 mL e agulha 40X12, nofrasco-ampola, homogeneizar o pó liofilizado com movimentos circulares assegurando completa homogeneidade da solução e aspirar a dose da medicação prescrita comseringa de 1 mL . Realizar assepsia do dispositivo que será diluído a medicação, combola de algodão e álcool 70%, diluir em SF 0,9%, ABD ou SG 5% conforme prescrição. Conectar equipo méd med na medicação diluída e administrar lentamente conformetécnica EV.
ADMINISTRAÇÃO SC
v  Não se aplica.
RECONSTITUIÇÃO/ ESTABILIDADE
v  Reconstituir em ABD.
DILUIÇÃO/ ESTABILIDADE
v  Diluído em água destilada, SF 0,9% ou SG 5%.
ESTABILIDADE
v  Estável por 24 horas em temperatura ambiente e 3 dias se conservado em geladeira.
INCOMPATIBILIDADES
v   É quimicamente incompatível c/ metronizadzol, nafcilina sódica e vancomicina, quando diluído no mesmo frasco p/ infusão intravenosa ou na mesma seringa.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
v  Deve ser administrado lentamente.
v  Via IM deve ser administrado profundamente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

15. CASTRO, M.S.; COSTA,T.D. Vias e métodos de administração e formas farmacêuticas. In: Farmacologia Clínica para Cirurgiões-Dentistas. 1999 p. 29-35.
16. DINIS, A. P. Guia de preparação e administração de medicamentos por via parentérica. Disponível em:
17. ENFERMAGEM BÁSICA - Teoria e Prática. 1999. Editora Reedel Ltda.
18. FARIH, F. T. Manual de Diluição e Administração de Medicamentos Injetáveis. Rio de Janeiro:
19. GIOVANI, A M.M. Enfermagem: cálculo e administração de medicamentos São Paulo: Legnar
20. HORTA,WANDA AGUIAR. TEIXEIRA,MILTON DE SOUZA. Injeções Parenterais. Ver. Esc. Enfermagem USP 7(1):46-79.marc.1973.
21. MANUAL DO AMBIENTE HOSPITALAR. São Paulo: Manual Real, 2005. p.55-7
22. KAWAMOTO, E.E. FORTES, J.I. Fundamentos de Enfermagem. 1997. Editora Pedagógica e Universitária Ltda.
23. MENDES, ISABEL AMÉLIA COSTA. NOGUEIRA, MARIA SUELY et al. Rev.Bras. Enfermagem. 41(2):93-6.abr-jun. 1988.
24. PHILLIPS, D. L. Manual de Terapia Intravenosa. Porto Alegre,: Artmed, 2001. Reichmann & Affonso Ed., 2000.
25. SCHULL, P. D. Enfermagem Básica: teoria e prática Cap. 6 A Terapia Intravascular p.277. Rideel, São
26. SOUZA, V. H. S; MOZACHI, N. Rotinas: administração de medicamentos.
27. TRISSEL, L.A. Handbook on Injectable Drugs. Houston, American Society of Health-System Pharmacists, 2007.
28. WEINSTEIN, S. Principles and Practice of Intravenous Therapy. New York, Lippincott, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário