sábado, 27 de novembro de 2010

FARMÁCIA HOSPITALAR - BREVE DIAGNÓSTICO NO BRASIL

FARMÁCIA HOSPITALAR - BREVE DIAGNÓSTICO NO BRASIL



Com o objetivo de tentar consolidar a importância da administração como um estudo necessário para um bom entendimento do contexto da farmácia hospitalar, passaremos a assinalar alguns dados relativos ao trabalho “Diagnóstico da Farmácia Hospitalar no Brasil” concluído em 2004, e realizado sob a organização das Professoras Doutoras Claudia G. Serpa Osório de Castro e Sema Rodrigues de Castilho, sob o patrocínio da Organização Pan-Americana da Saúde e da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz através do Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF)

Pelo trabalho supramencionado, podemos observar que vários indicadores foram avaliados por grupos de atividades, cujos alguns resultados que julgamos significativos passaremos a descrever a seguir:

Logística - Programação

·         Porcentagem de FH em que há programação para abastecimento dos medicamentos selecionados – Somente 7,6% atendem a esse item.
·         Porcentagem de FH que utiliza curva ABC para a programação, dentre aqueles que possuem uma relação de medicamentos para compra – Somente 30,9% atendem a este item

Logística - Aquisição

·         Porcentagem de hospitais, onde havendo especificações técnicas elaboradas pelo farmacêutico, estas são completas – Somente 12,3% atendem este item.
·         Porcentagem de hospitais, nos quais o farmacêutico realiza especificações completas da compra, dentre os quais realizam aquisição.– Somente 1,3% atendem este item
·         Porcentagem de hospitais que utilizam banco de preços para acompanhamento do processo de compra, dentre os que compram. - Somente 15,2% atendem este item

Logística - Armazenamento

·         Porcentagem de hospitais onde o registro de estoque corresponde à contagem física para medicamentos estocados no almoxarifado, – 0,0% % atendem este item.

Distribuição

·         Porcentagem de FH que distribuem medicamentos para pacientes internados utilizando o sistema de distribuição por dose unitária – Somente 0,4% atendem este item.

Gerenciamento

·         Porcentagem de FH que possuem manual de normas e procedimentos – Somente 7,0% atendem este item.

·         Porcentagem de FH que desenvolvem planejamento de objetivos e metas com periodicidade anual ou maior – Somente 2,0% atendem este item.
·         Porcentagem de FH que possuem programação anual ou maior para capacitação de recursos humanos – Somente 1,2% atendem este item.
·         Porcentagem de FH que possuem recursos de informática para utilização em atividades clínicas – Somente 5,6% atendem este item.

Seleção

·         Porcentagem de FH que possuem Comissão de Farmácia e Terapêutica funcionando regularmente – Somente 3,6% atendem este item.
·         Porcentagem de hospitais que possuem lista de medicamentos padronizados atualizadas – Somente 27,2% atendem este item.
·         Porcentagem de hospitais que possuem protocolos terapêuticos – Somente 2,0% atendem este item.
·         Porcentagem de hospitais que possuem formulário ou guia terapêutico – Somente 5,6 % atendem este item.

Outros indicadores foram avaliados apontando tanto distorções técnicas como administrativas. É bom lembrar que distorções administrativas podem provocar distorções técnicas apesar de toda boa vontade dos profissionais atuantes em farmácia hospitalar.

É importante assinalar que o resulto final do trabalho desenvolvido pelos pesquisadores, contendo toda a metodologia, e a amostra utilizada para o trabalho, consta do livro “Diagnóstico da Farmácia Hospitalar no Brasil” que se encontra disponível na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz e recomendamos uma leitura completa de toda a pesquisa para um melhor entendimento da questão. Apenas pinçamos alguns dados que julgamos necessários para justificar a importância da administração no contexto estudado.


Referência  

Wilken, P.R.C., INCL, 2005


Um comentário:

  1. que merda a gente procura uma coisa e naõ acha esse sait e uma poprcaria

    ResponderExcluir